Geral

Exposição em cerâmica é realizada no Museu Antropológico Leonel Mantovani em Osório

Expondo peças de costumes xamânicos e gaúchos, o Museu Antropológico Leonel Mantovani traz uma exposição de cerâmica contendo mais de 50 peças relacionadas às tradições praticadas pelas duas culturas. A iniciativa é apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura e permanece até 15 de dezembro no local.

A exibição, feita pela ceramista Iara Brochaidi da Cunha, traz 33 peças da cultura xamânica, que é praticada, principalmente, entre povos indígenas na Ásia e na América. Também podem ser encontradas mais 20 peças sobre os costumes gaúchos. Todos os objetos foram feitos à mão.

Segundo a artista, como mora no município atualmente e, descobriu o museu, além de ser uma cidade gaudéria, resolveu fazer a doação. “É a cidade onde moro, fiz amizades e quis fazer esse mimo doando minhas peças ao museu, uma vez que não ia ficar com elas em casa, nem fazer feira, pois já estou me aposentando”, completa Iara.

A artesã e artista plástica, natural de Taquari, desempenha o trabalho com a cerâmica desde 1999. Além deste trabalho, ela faz quadros com material reciclável, como folhas de árvores e plantas, bem como estátuas. Seu trabalho já foi exposto na Casa de Cultura, feiras e universidades, em Lajeado, município onde aprendeu a arte e deu aulas para diversos clubes de mães, sendo ainda presidente do Conselho de Assistência Social de Lajeado, entre outras entidades. Em Osório, já exibiu seus trabalhos no Largo dos Estudantes, na Feira de Páscoa e no Rodeio.

As visitas podem ser feitas de terças a sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30mim às 16h30min e aos sábados das 8h30min às 11h30min, no Museu Antropológico Leonel Mantovani, localizado na Avenida Marechal Floriano, n° 810, centro de Osório.

Comentários

Comentários