Facos oferece assessoria jurídica gratuita no bairro Medianeira em Osório
O lançamento do projeto ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 3, no Centro de Convivência do bairro Medianeira, em
Osório, e contou com a presença do Prefeito Municipal, Romildo Bolzan Júnior, o Diretor da Facos, Adelar Hengemuhle, secretários municipais, estudantes de Direito, além de lideranças comunitárias.
Através da parceria, estudantes de Direito da Facos, das disciplinas de estágio, têm a oportunidade de exercitar os seus conhecimentos e ajudar as pessoas de baixa renda que não dispõem de condições financeiras para pagar um advogado particular.
A assessoria será na área de direito de família, resolvendo questões de guarda de menores, pensão alimentícia, investigação de paternidade, separação, divórcio, entre outros.
O coordenador do projeto é o advogado e professor Jarbas Freitas da Silva. “Nós também daremos orientações e, se for o caso, indicaremos outros profissionais, casos que não abrangem a área de direito de família”, acrescentou Jarbas. A Prefeitura entrou na parceria cedendo o espaço do Centro de Convivência do bairro Medianeira para a realização do atendimento à comunidade.
O atendimento de assessoria jurídica vai ser realizado todas as terças-feiras, das 8h30min às 11h30min e serão disponibilizadas cinco fichas por turno. O Prefeito de Osório Romildo Bolzan Júnior destacou a parceria.
“Nós temos todo um processo de inserção da universidade local, no processo local, social e, por conseqüência, a comunidade tem um benefício extremo e grande.
A população vai ter um serviço que está com dificuldade na cidade pela grande demanda uqe chega à defensoria pública e com essa suplementação de atividades pela Facos, nós todos ganhamos com isso”, afirmou o Prefeito.
O Diretor da Facos, Adelar Hengemuhle, ainda informou que o objetivo do projeto foi facilitar o acesso levando até o bairro o atendimento.
“A Cnec tem que cumprir o seu papel social, voltado à comunidade, nós já temos um grupo de sete a dez estudantes no projeto, conforme a demanda e conforme a necessidade. Nós temos, hoje, 360 alunos no curso de Direito e eles vão se alternando nesse atendimento”, afirmou Adelar.
Neste sábado pela manhã, no bairro Caravágio, vai haver o atendimento de assessoria jurídica gratuita dos alunos de Direito da Facos na Escola Major de Alencar. A iniciativa faz parte do projeto Cidadania, desenvolvido pela Facos, e será das 8h30min às 11h30min. A assessoria jurídica gratuita da Facos também funciona no próprio prédio da faculdade, nas terças-feiras e aos sábados, à tarde, das 13h30min às 17h30min.