Famurs presta homenagem a Onildo Rafaelli, ex-prefeito de Santo Antônio
“A família Rafaelli se sente honrada com a distinção, pois marca de forma definitiva na história da entidade o trabalho que meu pai desenvolveu em favor do Rio Grande e dos patrulhenses”, diz o filho Marlon Rafaelli.
Onido Rafaelli marcou seu nome não apenas na história de Santo Antônio da Patrulha, mas também por ser o único prefeito da história do Estado a presidir duas vezes consecutivas a Famurs. Também foi o único prefeito eleito pelo Partido progressista (PP) que foi presidente da Confederação Nacional dos Municipios (CNM).
HISTÓRIA
De arrozeiro, advogado e professor a um dos mais importantes e influentes políticos de Santo Antônio da Patrulha, Onildo precisou percorreu um grande caminho. Militante político desde jovem, não demorou muito para ingressar no antigo PDS, atualmente o Partido Progressista. A experiência como presidente do Sindicato Rural e do Hospital Municipal o levou a concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores, sendo eleito para cumprir o mandato de 1969 a 1972. Em 1971, foi eleito presidente do Legislativo.
Enérgico, ético, mas principalmente humano, Onildo foi indicado pelo PP para concorrer à Prefeitura de Santo Antônio, tendo como seu vice-prefeito Sílvio Miguel Fofonka. Vitorioso nas urnas, ele pôs em prática uma administração focada nas obras, na Saúde e na Assistência Social. Muitos ainda apontam como as duas principais obras de sua gestão o acesso asfáltico do município ligando a Freeway e a ponte do Manjolo.
O destaque à frente da administração patrulhense rendeu a Onildo Rafaelli a confiança e o respeito dos demais prefeitos do Rio Grande do Sul, que o escolheram por duas vezes presidente da FAMURS, de 1985 a 1986 e de 1986 a 1987. Foi em sua gestão que foi criado o Dia do Protesto Municipal, que intensificou a gestão política junto às autoridades federais e estaduais. Também em seu mandato a Famurs lançou a Carta dos Subsídios Gaúchos à Constituinte.
Nesse documento, há indicativos claros do que significa a bandeira do municipalismo. Como presidente, Onildo Rafaelli teve ao seu lado nomes como o atual prefeito de Caçapava, Otomar Vivian e do ex-ministro Francisco Turra.
Antes de deixar a vida pública, Onilodo Rafaelli de Souza ainda concorreu a deputado federal. Faleceu aos 73 anos, no dia 24 de abril de 2013. Era filho de Octávio Paulino de Souza e de Brandina Rafaelli. Casado com Marleni Silva de Souza, com quem teve quatro filhos.