Farmácia Popular completa dois meses de atendimento em Torres
Inaugurada em março, a Farmácia Popular do Brasil apresentou um significativo aumento de procura no seu segundo mês de funcionamento. Em março, 785 pessoas foram atendidas, subindo para 1357, em abril, o que significa um aumento de 73% na procura pela Farmácia. O acesso à medicação também teve um importante aumento, pois 432 pessoas adquiriram medicamentos em março e 794 pessoas em abril, representando um crescimento de 84%. A Farmácia Popular disponibiliza apenas 94 medicamentos considerados essenciais e os preços são até 90% mais baratos que nas farmácias tradicionais.
Segundo a secretária de Saúde de Torres, Simone Zucolotto, “na medida em que as pessoas conhecem os tipos de medição disponibilizados e se conscientizam da necessidade de apresentar a receita médica ou odontológica, o acesso à medicação crescerá”. A apresentação do receituário é obrigatória para evitar a automedicação, que pode causar sérios problemas à saúde. A equipe de profissionais da Farmácia Popular também está divulgando, junto aos médicos, a lista dos medicamentos para que possam optar pela sua prescrição, beneficiando a população mais carente.
O programa lançado pelo Ministério da Saúde e a Fiocruz, e implantado em Torres com a parceria da Administração Municipal, disponibiliza remédios para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses, cólicas, enxaqueca, queimadura e inflamações e ainda anticoncepcionais e preservativos. O atendimento é estendido a todas as cidades da região. O horário de abertura é das 8h às 18h, de segundas a sextas, e aos sábados das 8h às 12h. A Farmácia Popular está localizada na rua Coronel Pacheco, 514, no Centro de Torres.