Feira do livro de Osório encerra em clima de Natal
Durante nove dias, de 28/11 a 06/12, a cidade de Osório sediou a maior Feira do Livro de todos os tempos. Respirou-se cultura num local totalmente democrático, a Praça da Catedral. Segundo Paula Mastroberti, patrona da 23ª Feira do Livro, a cidade possui um potencial de literatura muito grande e que pode ser ampliado nas próximas edições.
Paula disse também em seu discurso de encerramento da feira, que se orgulhou de ter sido escolhido a patrona, gostou muito da acolhida e notou que o poder público, a comunidade e o comércio são grandes incentivadores na produção da literatura.
O prefeito Romildo Bolzan Júnior salientou que a feira atingiu todos os seus objetivos pretendidos, foi um evento que teve uma grande visibilidade, foi maior que o ano anterior. Cumpriu o papel pedagógico de incentivo a leitura, os escritores locais foram bastante incentivados, crianças das escolas municipais tiveram suas poesias publicadas. Destacou também o crescimento literário nas escolas, citou que numa escola do município um aluno conseguiu ler mais de cem livros em apenas três meses. “O município fica engrandecido com ocorrência da feira do livro e também com todo o esforço dos profissionais da educação em incentivar a leitura nas escolas”, finalizou.
Além de Paula e Anonymus, escritores como Rui Carlos Ostermann, Eduardo Bueno (Peninha), David Coimbra, Kenny Braga, Paulo Ledur, Luciano Klöckner, entre outros, participaram da feira do livro.
Após os pronunciamentos, o xerife Otomar da Silva encaminhou os presentes até o pórtico da praça para encerrar a Feira do Livro. Surpreendentemente, eis que surgiu a figura do Papai Noel que recebeu a sineta e desamarrou o laço, encerrando assim a feira do livro. Em seguida, o bom velhinho, em clima de Natal, percorreu por toda a feira, subiu a palco e convidou todos os presentes para as festividades natalinas do município.