Fepam aponta 80 pontos próprios para banho entre os 85 monitorados no RS
Dos 85 pontos monitorados, cinco estão impróprios. São eles: Foz do Rio Mampituba, em Torres, no Litoral Norte; Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul, no Litoral Médio; e Sans Souci, em Eldorado do Sul, e praias da Alegria e Florida, no município de Guaíba, na Região Hidrográfica do Guaíba.
Segundo o diretor-presidente da Fepam, Nilvo Silva, esses pontos apresentam a condição de impróprios de forma frequente há vários anos e são indicativos de deficiência no sistema de esgotamento sanitário.
Outro fator que pode alterar as condições de balneabilidade são as chuvas que, ao escorrer para o mar, podem levar água contaminada por esgotos. Em razão disso, Nilvo Silva ressaltou a importância do monitoramento realizado pela Fepam e dos veranistas acompanharem as placas indicativas durante todo o período do Projeto Balneabilidade, que se estende até março.
As placas do Litoral Norte, por exemplo, este ano estão maiores e mais visíveis para orientação dos veranistas. “O trabalho da Fepam é garantir a qualidade do banho em todos os pontos monitorados”, afirmou.
Dos 85 pontos monitorados no Estado, em 44 municípios, 34 pontos estão localizados no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio, 5 no Litoral Sul, 15 na Região Hidrográfica do Guaíba e 12 na Região Hidrográfica do Uruguai.
O projeto tem como base legal as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que classifica águas destinadas à recreação de contato primário em categorias, em razão do índice colimétrico.
A finalidade é a de fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade das praias e também de funcionar como indutor à instalação e monitoramento de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos.
O projeto é realizado desde 1979 e monitora as condições bacteriológicas das águas utilizadas no litoral gaúcho: primeiramente no Litoral Norte, nos balneários de Torres a Quintão; balneários do Lago Guaíba; Lagoa dos Patos – denominada Costa Doce -, e Litoral Sul, que abrange os balneários dos municípios de Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Os dados divulgados já estão disponíveis no site da Fepam.
O Programa Verão numa Boa inclui um conjunto de ações e é coordenado pelo integrante da Assessoria Superior do Gabinete do Governador Rodrigo Oliveira.