Filme sobre conflitos em comunidades pesqueiras será lançado em Porto Alegre

MD_20150724123247vento_forte_em_poa_2O documentário ‘Vento Forte’, que denuncia os impactos nocivos para os pescadores e pescadoras artesanais do Brasil, a partir do avanço do turismo predatório e dos grandes projetos hidrelétricos, será lançado nesta sexta-feira (24) em Porto Alegre. A exibição tem entrada franca e será às 15h, no Memorial do Rio Grande do Sul. Após a sessão, acontecerá um debate sobre a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras com pescadoras e pescadores artesanais.

Além das ameaças e degradações vividas por 22 comunidades pesqueiras do Brasil, a produção mostra a beleza do modo de vida desses grupos tradicionais, tão importantes para a população, por representarem cerca de 70% do pescado que chega à mesa do brasileiro. A pesca artesanal garante a segurança alimentar e nutricional da sociedade brasileira. Cerca de 70% do pescado produzido no país é proveniente deste modelo de produção.

Além da importância econômica, os pescadores e pescadoras artesanais desenvolvem uma série de saberes, fazeres e sabores e, por isso, o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) vem agregando parceiros para construir instrumentos legais que garantam a permanência das comunidades em seus territórios.

Campanha nacional

‘Vento Forte’ foi idealizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e realizado com o apoio de parceiros nacionais e internacionais. A campanha pelo Território Pesqueiro foi lançada em Brasília/DF, em junho/2012 e busca a assinatura de 1% do eleitorado brasileiro (equivalentes a 1.406.466 assinaturas), para uma lei de iniciativa popular que propõe a regularização do território das comunidades tradicionais pesqueiras.

Porto Alegre é a quinta cidade a exibir o documentário, que já passou por Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza. A exibição em Porto Alegre é uma iniciativa da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e conta com o apoio do Fórum Delta Do Jacuí e do CPP.

Blog da campanha pelo território pesqueiro:
http://peloterritoriopesqueiro.blogspot.com.br/

Comentários

Comentários