Fiscalização fecha abatedouro clandestino, apreende mercadorias e comemora redução de ocorrências no litoral gaúcho

As equipes do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, que atuam na Operação Verão do Governo do Estado, fecharam um abatedouro clandestino que funcionava no balneário de Albatroz. Além disso, apreenderam novas mercadorias e comemoraram a redução de produtos transportados, armazenado e comercializados de forma irregular. No estabelecimento eram abatidas, sem licenciamento, aves.

Anteriormente, no município de Tramandaí, os fiscais realizaram a apreensão e intutilização de 650Kg de carne bovina e 84 Kg de creme de leite (nata), produtos estes com problemas de conservação.

E, no município de Xangrilá, foram apreendidos 78 Kg de queijo, oriundos de Inspeção Municipal de Três de Maio, que foram doados para a Secretaria de Assistência Social de Osório.

Melhorias

Um dos responsáveis pelo Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito, veterinário Rodrigo Nestor Etges, ao divulgar mais um relatório dos números da Operação Verão Numa Boa, destacou a redução no volume de produtos apreendidos em relação ao número de produtos fiscalizados.

“Não chegamos a apreender 1% do que foi fiscalizado nessa temporada, o que, no nosso ponto de vista, é bom, pois no ano passado durante todo período foram apreendidos cerca de 1,3% do que foi fiscalizado”, explicou o veterinário.

Conforme ele, os dados cada vez “mais apontam para a melhoria das condições de transporte de produtos ao litoral sul e norte”. Na opinião de Etges, a melhoria é ocasionada pela constante presença da fiscalização no litoral durante o veraneio, o que acarreta em mais segurança para os consumidores no litoral norte e sul.

Comentários

Comentários