Fogaça é o candidato do PMDB ao Governo do Estado
O nome do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, foi aprovado por aclamação pela executiva estadual do PMDB como candidato da legenda a governador do Estado em 2010. O anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira, 7, durante coletiva de imprensa realizada após reunião da executiva no diretório metropolitano, na Capital.
“Me coloco à disposição do partido como alternativa para a construção coletiva do retorno do PMDB ao governo do Estado”, declarou o prefeito, ao frisar que com a desistência do ex-governador, Germano Rigotto, em concorrer ao cargo, assume essa responsabilidade diante do cenário político atual. “Não vou fugir deste dever com o meu partido”, enfatizou Fogaça.
O presidente do PMDB/RS, senador Pedro Simon, declarou que Fogaça deverá liderar o caminho para restabelecer o ambiente de paz e a integridade no Rio Grande do Sul. O líder do PMDB gaúcho observou que o prefeito tem história e biografia ilibadas que lhe dão todo o crédito para ser o novo governador gaúcho. Simon também disse que a partir de agora o partido caminhará para a construção das nominatas aos cargos de deputado estadual e federal.
Na reunião da executiva, Rospide Neto, tesoureiro do PMDB/RS, ainda complementou que a decisão da legenda serve como voz de comando para as bases partidárias começarem, desde já, a trabalhar em torno da candidatura peemedebista.
Perfil
José Alberto Fogaça de Medeiros, 62 anos, é advogado, professor e comunicador. O atual prefeito reeleito de Porto Alegre também já ocupou os cargos de deputado estadual (1978-1982), deputado federal (1982-1986) e de senador (1987-2002).
Presenças
Participaram do anúncio da candidatura de Fogaça, os deputados federais Eliseu Padilha, Darcísio Perondi, Ibsen Pinheiro e Mendes Ribeiro Filho, os deputados estaduais Alexandre Postal e Luiz Fernando Záchia (presidente da legenda na capital), o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, além de representantes dos núcleos de apoio (Jovens, Mulheres, Negros, Sindical, Segurança, Comunitário, Tradicionalistas e Socioambiental).