Vida & Saúde

Foz do rio Mampituba segue imprópria para banho

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam divulgou nesta sexta-feira (5) novo boletim de balneabilidade do Verão Legal 2010. No Litoral Norte, a foz do rio Mampituba, em Torres, segue imprópria para banho. No Litoral Sul, só o ponto do rio Piratini, em Pedro Osório, está classificado como impróprio.

Os resultados desta ultima campanha foram uma constante durante o projeto Balneabilidade este ano. Alguns outros pontos apresentaram esporadicamente valores acima do padrão recomendado, mas a não repetição dos valores não os classificou como Impróprio.

Por outro lado, no Projeto Balneabilidade Fepam 2009-2010 os resultados das análises de Cianobactérias demonstram um aumento das florações e classificaram praias da Lagoa dos Patos e das Lagoas Peixoto e Horacio em Osório – como Impróprias para banho. Foi detectada em várias ocasiões a ocorrência de floração de cianobactérias em balneários da Lagoa dos Patos, nos municípios de Pelotas, Tapes e São Lourenço, também na Lagoa do Peixoto, município de Osório – Prainha do Peixoto. Segundo a legislação vigente, o valor máximo permitido é de 50 mil células de cianobactérias/mL para uso de recreação de contato primário (Resolução Conama n° 357/2005).

Esses organismos são considerados potencialmente tóxicos, podendo ocasionar intoxicações agudas ou crônicas. Ainda é comum nesse grupo a produção de dermatotoxinas, que podem ocasionar distúrbios gastrointestinais, alergias na pele e conjuntivites.

A Fepam alerta a população para que fique atenta ao aparecimento desses sintomas em usuários de balneários e que observem as características dos locais de banho, detectando a ocorrência de alteração da cor ou do odor da água, informando aos setores de saúde e meio ambiente municipais. Nessas ocasiões e caso ocorra a formação de uma “nata” na superfície, o contato direto com a água deve ser evitado até que se comprove que não oferece risco à saúde

No Litoral Médio, o camping no rio Camaquã, em Cristal e a praia do camping em São Lourenço do Sul, estão impróprios para banho. Já as praias do balneário Cassino, de São José do Norte e na Lagoa dos Patos em Arambaré estão próprias, além de outros pontos em São Lourenço e em Tapes, que seguem próprios para banho.

REGIÃO HIDROGRÁFICA DO GUAÍBA – A ausência de chuvas fortes contribuiu para que todas as amostragens nos balneários da região central do Estado apresentassem bons resultados. As três praias do Parque Itapuã, que é uma unidade de conservação administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) permanecem classificadas como próprias, são elas: praia das Pompas, de Fora e da Pedreira; também estão próprias para banho as praias de Santa Vitória, em Rio Pardo; balneário Cachoeirinha, em General Câmara; praia do Encontro, em São Jerônimo e a praia Nova, em Cachoeira do Sul.

O Serviço da Região do Guaíba (Serg) comunica que não há condições para balneabilidade nestes locais: balneário Sans-Souci, em Eldorado do Sul; praia Florida e da Alegria, em Guaíba; praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; balneário Passo do Verde, em Santa Maria; praia Carlos Larger, em Candelária; balneário Nova Palma, em Nova Palma e balneário das Tunas, em Restinga Seca. Devido ao elevado nível das águas, os banhistas devem ficar atentos às orientações dos Salva-Vidas.

REGIÃO HIDROGRÁFICA DO RIO URUGUAI – Neste período de análise, somente dois balneários foram classificados como PRÓPRIOS. O balneário São Simão, no município de Cacequi, e o balneário Ernesto Alves, no município de Santiago. Não foram classificados os balneários, Rainha do Sol e Jacaquá porque não foi possível a coleta nestes locais. A coleta e análise das condições de balneabilidade no balneário do Passo do Silvestre no município de Itaqui sofreram mudanças na rotina semanal, sendo possível a divulgação do resultado somente nas sextas-feiras. Por isso no presente informe o referido balneário não foi classificado.

Sendo assim estão classificados como IMPRÓPRIOS para banho os seguintes balneários: Caverá, em Alegrete; praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; Poço das Pedras, em São Francisco de Assis; praia Passo Real, em Dom Pedrito; Mata, em Mata; Fernando Schilling, em Jaguari e Passo do Umbu, em São Vicente. Na condição de não classificados para banho estão os balneários de Rainha do Sol, em Manoel Viana; Jacaquá, em São Francisco de Assis e Passo do Silvestre, em Itaqui.

Comentários

Comentários