Frente fria associada com ciclone extratropical trará mais chuva e frio para o RS

Foto arquivo do Ciclone bomba ocorrido em 01/7/2020

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical está prevista para trazer chuva e queda na temperatura para todo o Rio Grande do Sul ao longo desta semana.

Hoffmeister Assistência Funeral

Enquanto a metade norte do estado terá tempo firme nesta segunda (6) e terça-feira (7), a Região Sul já será afetada por chuvas.

A partir de quarta-feira (8), a previsão é de instabilidade em todo o estado, com chances de tempestades, vento forte e redução da temperatura.

Feira dos Retalhos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para o extremo sul do estado, indicando risco de chuva volumosa, fortes rajadas de vento e queda de granizo.

Em alguns locais, como Santa Vitória do Palmar, pode chover até 100 milímetros em 24 horas, valor próximo à média histórica de chuva para todo o mês de maio no município (119,2mm).

A quarta-feira será marcada pela formação de um ciclone extratropical ao sul da América do Sul, na altura de Buenos Aires, que não cruzará o Rio Grande do Sul, mas provocará vento intenso em todas as regiões, podendo atingir entre 60km/h e 70km/h.

Livros Cristãos
Frente fria associada com ciclone extratropical trará mais chuva e frio para o RS

Esse fenômeno também dará origem a uma frente fria, trazendo temporais para todo o estado.

A mudança no tempo também trará queda na temperatura.

Na quinta-feira (9), a redução de temperatura já será perceptível em toda a região sul do estado.

Em Gramado, na Serra, a variação térmica deve ser de 6ºC a 18ºC. Em Porto Alegre, a temperatura máxima pode variar entre 14ºC e 21ºC.

Xis do Jô

A chuva prevista é preocupante devido ao solo encharcado e rios cheios, o que pode agravar a situação de áreas já afetadas por enchentes e inundações.

Pequenas quantidades de chuva podem piorar a situação ou causar mais transtornos em locais já impactados.

No final de semana, a condição de chuva permanece em todo o estado, com maiores volumes previstos para os municípios localizados entre o Centro e o Norte.

No sábado (11), a Região Metropolitana deve ser mais afetada pela chuva, segundo a Climatempo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários