Frente fria em deslocamento: Rio Grande do Sul em alerta para temporais

Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania - Temporal chegando na Lagoa dos Barros, em Osório

A MetSul Meteorologia adverte para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul a partir de hoje (3) e durante a quinta-feira (4) e parte da sexta-feira (5).

Hoffmeister Assistência Funeral

A instabilidade é provocada por uma frente fria que se desloca dos países vizinhos e deve atingir todas as regiões do estado gaúcho, com potencial para chuva em grande parte do território e tempo severo em áreas localizadas.

Formação das áreas de instabilidade:

Fortes áreas de instabilidade se formam nesta quarta-feira no Centro da Argentina e no Uruguai, na dianteira da frente fria. Essas áreas se deslocam para o Rio Grande do Sul, com potencial para provocar chuva localmente forte e temporais em alguns pontos, acompanhados de raios e rajadas de vento.

Portela Serviços Funerários

Aumento da frequência de frentes frias:

A frequência de frentes frias costuma aumentar a partir desta época do ano, com o avanço mais regular de massas de ar frio pela Argentina. Isso faz com que os intervalos entre eventos de chuva diminuam.

Alertas na Argentina e Uruguai:

Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alertas amarelo e laranja para as províncias de Buenos Aires, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes, com o risco maior indicado para Entre Ríos e o Oeste do Uruguai.

No Uruguai, o Instituto Uruguaio de Meteorologia emitiu aviso à população alertando para “tempestades fortes e muito fortes acompanhadas de chuvas ocasionalmente fortes”. O comunicado destaca que “em áreas tempestuosas ocorrerá chuva intensa em curtos períodos, rajadas de vento forte e muito forte, granizo e atividade elétrica”.

Massagem
Frente fria em deslocamento: Rio Grande do Sul em alerta para temporais

Chegada da instabilidade no Rio Grande do Sul:

A instabilidade começa a ingressar no Rio Grande do Sul da tarde para a noite desta quarta-feira e ao longo da madrugada de quinta-feira pela área de fronteira com o Uruguai. No decorrer da quinta-feira, a instabilidade avança para o Norte e atinge as demais regiões do estado.

Xis do Jô

Recomendações:

A MetSul Meteorologia recomenda que a população se mantenha informada sobre as condições do tempo e siga as orientações das autoridades locais. Em caso de temporais, é importante buscar abrigo em local seguro e evitar áreas de risco.

Para mais informações:

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários