Frio e geada no Sul a apenas duas semanas do Natal

Foto Arquivo: Prefeitura de Urupema

A pouco mais de duas semanas do Natal pode ocorrer geada em algumas cidades do Sul do país, segundo a MetSul.

Ar muito seco e mais frio ingressou nas últimas horas em parte do Sul do Brasil, o que explica mais um dia com máximas abaixo dos 30ºC em pleno dezembro em Porto Alegre e região metropolitana, além do vento que soprou por vezes moderado durante esta terça-feira na capital gaúcha.

O ar seco proporcionará tempo muito aberto durante a madrugada desta quarta no Rio Grande do Sul e em diversas áreas de Santa Catarina, exceção de cidades costeiras.

Com o tempo aberto e o perfil seco da atmosfera, o resfriamento noturno será acentuado.

As mínimas somente não serão mais baixas porque os dias têm amanhecido muito cedo com claridade já antes das 5h da manhã, uma vez que o solstício de verão está muito próximo.

Em São José dos Ausentes, por exemplo, o sol nasce às 6h14 nesta quarta.

O amanhecer da quarta-feira terá mínimas abaixo de 10ºC em muitos municípios de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com frio mais intenso ao amanhecer no Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra.

Na área de São José dos Ausentes, as mínimas devem ficar entre 5ºC e 7ºC com chance de geada fraca e isolada em baixadas. No Planalto Sul de Santa Catarina, marcas ainda menores com provável geada em baixadas.

As madrugadas de quinta e sexta devem repetir a mesma tendência com ar seco e tempo aberto que favorecerão mínimas muito baixas para esta época do ano.

O amanhecer da quinta, inclusive, pode ser o mais frio desta semana com marcas abaixo de 5ºC na região de Ausentes e tão baixas quanto 2ºC a 4ºC no Planalto Sul Catarinense, o que resultará em geada.

As informações são da MetSul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários