Fundimisa virá para Santo Antônio
A assinatura, no final da noite de quarta-feira, do termo de compromisso entre a Prefeitura e a direção da Fundimisa, praticamente solidifica a implantação de uma unidade da indústria no município de Santo Antônio da Patrulha.
O ato aconteceu em Porto Alegre entre o prefeito Daiçon Maciel da Silva e o diretor geral Paulo Roberto Vellinho Ely, estando presentes também o diretor de expansão Diego Ferreira da Costa e o assessor especial do governo municipal João Alfredo da Silveira Peixoto.
Paulo Ely celebrou aquele momento, destacando sua importância para a implantação da empresa no município, lembrando que o processo de implantação da Fundimisa vem desde setembro do ano passado.
Para tornar definitiva a implantação, resta agora o licenciamento ambiental, o que, segundo o prefeito, é apenas questão de tempo.
O investimento de 40 milhões de reais deverá se localizar próximo ao trevo de acesso à free way numa área de 33 hectares e a construção inicial de 11.000 metros quadrados e na segunda etapa de mais dez mil metros quadrados, com previsão inicial de 180 empregados, devendo chegar a 480 funcionários em três anos.
A fabricação de peças em ferro fundido atenderá a indústria de implementos agrícolas e automobilístico nacional e internacional.
“A maneira como estamos projetando a indústria é para que ela possa se multiplicar rapidamente”, salientou o diretor geral.
Frisou que a Fundimisa tem pressa na implantação do projeto, pois ela está em meio a um ciclo favorável e quanto mais rápido isso ocorrer, melhor será, tanto para a empresa como para o município.
Na mesma oportunidade Paulo Ely agradeceu o empenho da municipalidade para que o empreendimento fique em Santo Antônio da Patrulha.
O prefeito destacou que o município criou um plano de desenvolvimento industrial atendendo no começo mão de obra extensiva, como o calçado e agroindústrias de pequeno e médio porte.
Paulatinamente nesses anos, vem incentivando empresas de maior porte,. Como a Fundimisa, Joape, Cooperja, Kunzler, Gmic Minercal e a indústria de piscinas Gui, o município dá um salto de qualidade na economia e geração de empregos.
Da mesma forma, destaca o prefeito que todas as iniciativas procuram também valorizar as empresas do município em processo de expansão, como são os casos da indústria Gomes de beneficiamento de arroz, a Argus Guindastes, Maxpol, Masal, Daiby, Botero, De Borba Calçados e diversos ateliers da indústria calçadista, bem como fábricas de rapaduras como a Da Colônia, Guimarães, Santo Antônio, dentre outras.
De acordo com João Alfredo, essas unidades industriais, somando-se às argentinas que deverão ser implantadas em Santo Antônio, devem gerar em torno de mil empregos. Tais empresas exigirão maior qualificação de mão de obra e nesse aspecto é muito importante a chegada do ensino superior gratuito, com oferecimento do ensino técnico profissionalizante de nível médio.