Furacão Dean chega com força máxima ao México
O olho do furacão Dean atingiu hoje o território mexicano, na península de Iucatã, às 3h (5h de Brasília), com categoria cinco, a máxima na escala Saffir-Simpson. O olho foi detectado em terra nas imediações de Puerto Bravo (Estado de Quintana Roo) e 65 quilômetros a leste da cidade de Chetumal. Fortes ventos e chuvas começaram a afetar a cidade ainda durante a noite.
De acordo com a Rádio Gaúcha, o sistema tem área equivalente a duas vezes a do Rio Grande do Sul e já matou nove pessoas em passagem por Haiti, República Dominicana e Ilhas Martinica. A dimensão dos estragos será percebida melhor quando amanhecer por completo na região. Não há energia elétrica em toda a península de Iucatã. Também não há ninguém nas ruas.
O furacão se desloca na direção oeste, a 32 km/h, com ventos sustentados de 260 km/h e seqüências de 315 km/h, segundo o Serviço Nacional Meteorológico (SNM). O órgão considera o fenômeno “catastrófico”.
As autoridades meteorológicas decretaram zona de alerta por chuva em toda a península. O alerta máximo pelo furacão se estende do centro turístico de Cancún até Chetumal, em Quintana Roo, e de Puerto Progreso (Iucatã) a Ciudad del Carmen (Campeche). Além disso há um alerta preventivo de Ciudade del Carmen (Campeche) até Tampico (Tamaulipas), sobre o Golfo do México.
Os primeiros fortes ventos sobre a costa mexicana começaram por volta de 1h (3h de Brasília).
O governo do Estado de Quintana Roo mantém uma ampla força ajudada por tropas do Exército e soldados da Polícia Federal Preventiva patrulhando as ruas. O governador Félix González Canto anunciou que os soldados impedirão a presença nas ruas de toda pessoa que não faça parte das operações de emergência.