Furacão Irene segue de Porto Rico para a Costa dos EUA
O furacão Irene ganhou força ontem (24) pela manhã sendo classificado com a categoria 3, na escala Saffir-Simpson que vai até 5. O Irene avança a uma velocidade de cerca de 15 quilômetros por hora. O Centro Americano de Furacões (NHC, na sigla em inglês) alerta para o risco de que o furacão ganhe mais força e passe para o nível 4 antes de chegar aos Estados Unidos.
Segundo especialistas, os estados da Carolina do Norte e do Sul devem ser as primeiras regiões dos Estados Unidos atingidas pelo furacão. As autoridades de alguns estados se preparam para a possibilidade de evacuar parte da população em algumas cidades.
De acordo com o NHC, os ventos estão cada vez mais intensos. As autoridades pedem que as pessoas evitem ir às ilhas Turks e Caïcos, em Bahamas, onde ondas de quatro metros de altura são esperadas. O boletim de hoje (25) do centro informa que o furacão está no Golfo do México e é apontado como de alto potencial (gravidade).
“Os riscos são altos, pois basta uma pequena modificação da trajetória para a esquerda para reforçar o impacto da tempestade em uma zona de população bem mais densa”, disse o porta-voz da NHC, Dennis Feltgen.
Durante a passagem do Irene pela República Dominicana, mais de 11 mil pessoas tiveram que deixar suas casas no início da semana. O furacão também causou danos em Porto Rico, onde três pessoas morreram e mais de 30 mil tiveram de deixar suas casas.