Geral

Galpão da tafona é construído no Museu da Estação Férrea em Osório

O Museu da Estação Férrea, criado em 2007, recria um importante período do município de Osório, quando ali, no mesmo local, passava a ferrovia que ia até o porto lacustre, localizado na lagoa do Marcelino. No projeto original, o objetivo é recriar os casarios que contam a história da cidade. Uma das construções que está sendo recriada é o Galpão da Tafona.

O galpão terá 96m² e abrigará uma exposição com banners contendo informações e imagens sobre o que era a tafona, além disso, o local também servirá para realizar diversas oficinas. A obra tem o valor de R$ 47.535,98 e a expectativa é que fique pronta em dois meses. “O galpão vai ser mais um recurso que disponibilizaremos dentro da Estação Férrea”, salientou a Secretária Municipal de Cultura, Mailor Kingeski.

A tafona consiste em um moinho de madeira para realizar os processos de moagem e produção da farinha de mandioca. O antigo maquinário ficava instalado dentro de grandes casas ou galpões e, inicialmente, era movido com força humana ou animal, mas foi se aprimorando e passou a ser movido por força hidráulica ou mecânica. A tradição veio de Portugal, quando houve o processo colonizador açoriano no município.

Comentários

Comentários