Gaúchos fecham 54 negócios na Brasil Cachaça em São Paulo
Foram realizados também 83 contatos com distribuidores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Outros 105 negócios foram iniciados, atraindo paranaenses, catarinenses, goianos, brasilienses, norte-americanos, venezuelanos, caribenhos e argentinos, além de paulistas, mineiros e baianos e foram assinados ainda 22 contratos com distribuidores localizados em terras paulistas, mineiras, baianas, goianas e do Espírito Santo.
A Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, através do Programa Exporta RS, apoiou a participação de dez empresas gaúchas do segmento de alambiques, investindo R$ 15 mil na locação do estande coletivo do Estado, graças à parceria com o Sebrae-RS, o Senar-RS, a Farsul, a Fiergs, a Confederação Nacional das Indústrias e a Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados do RS-Aprodecana.
O estande coletivo possuía uma área de 84 metros quadrados, oferecendo aos empresários balcões de atendimento, balcão-vitrine para os expositores, depósito, segurança e limpeza, além de área de apoio institucional.
As empresas beneficiadas por essa parceria foram Armando de Abreu e Cia. Ltda, de Maquiné, ART e Fato”s Indústria e Comércio de Bebidas, de Santo Antônio da Patrulha, Casa Bucco, de Bento Gonçalves, Fazenda Maribo, de Osório, FB Agroindústria e Turismo, de Dois Irmãos, H Weber, de Ivoti, J A J Indústria de Aguardente, de Encantado, Leandro Augusto Hilgert, de Harmonia, Remus e Bertinelli, de Santa Tereza, e Union Distillery Maltwhisky do Brasil, de Veranópolis.
De 2003 a 2008, a Sedai já apoiou a participação de 57 empresas gaúchas nessa realização que abre perspectivas de abertura de negócios do setor. Considerada a maior feira de bebidas da América do Sul, a Brasil Cachaça tem até hoje congregado os setores de alimentos e bebidas, relacionadas à cachaça de alambique, às máquinas, aos equipamentos e aos serviços voltados à produção de aguardente.