Geral

Gestão costeira e marinha em debate no 1º Fórum Regional do Mar

Estima-se que mais de um quarto da população brasileira vive hoje em Municípios costeiros que correspondem a 4% do território nacional. Toda, direta ou indiretamente, exerce atividades ligadas ao turismo ou serviços. Assim, garantir o uso sustentável desses empregos com qualidade de vida e buscar soluções para gestão ambiental de áreas litorâneas do país, com foco na região sul, são os objetivos do 1º Fórum Regional do Mar, que será realizado de 30 de maio a 1º de junho, em Torres (RS).

A ideia surgiu a partir de uma incomoda constatação: a comunidade litorânea apresentar uma baixa senão irrelevante participação na definição das politicas públicas relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico da região. Na primeira edição do evento será discutida e elaborada a Carta do Fórum Regional do Mar. Nela conterão propostas e reivindicações para o gerenciamento de ambientes costeiros e marinhos que atualmente sofrem uma série de problemas, entre eles, o impacto ambiental provocado pelo desiquilíbrio social, poluição, pesca predatória e urbanização. O documento será encaminhado a todos os órgãos de gestão e planejamento de ambientes costeiros e marinhos, como por exemplo, Presidência da República, Ministérios do Meio Ambiente, Educação e Saúde, Governos dos Estados e respectivas secretarias, prefeituras e a Agência Brasileira de Gerenciamentos Costeiros, atrelando o fórum sulino ao Fórum Nacional do Mar.

Voltada a todas as pessoas interessadas nos assuntos costeiros e marinhos, tais como pesquisadores, especialistas, técnicos, acadêmicos, empreendedores sociais e dos ramos do turismo, hotelaria e pesca, líderes da sociedade civil, gestores públicos e profissionais interessados no tema, a programação será composta por workshops, palestras e painéis que serão proferidas por especialistas de diversas universidades e instituições de pesquisa do Brasil e de outros países da América do Sul: Universidades Federal e Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS e UERGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espirito Santo (EFES), Universidade do Vale do Itajaí (Univali/SC), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Sea Shepherd, Marinha do Brasil, entre outros.

“Turismo criativo”, “Gerenciamento Costeiro do Brasil” e “Ativos ambientais de construções costeiras e oceânicas”, serão alguns dos assuntos debatidos durante o encontro. Entre os palestrantes destaque o diretor-fundador do Centro de Investigação Científica e Tecnológica do Turismo (CIENTUR), o mexicano Sérgio Molina; Professor da Univali Dr. Marcus Polette, Walter Shinzato da Marinha do Brasil, o professor da UFRGS Dr. Luis Roberto Malabarba.

São esperadas cerca de 500 pessoas. As inscrições podem ser realizadas até 29 de maio por meio do preenchimento da ficha de adesão, que está disponível no site do Fórum do Mar, no endereço eletrônico www.forumdomar.org. Contato pelo telefone (51) 36641411 ramal 244 ou e-mail fórumdomar@torres.rs.gov.br. O Fórum Regional do Mar tem a realização da Prefeitura de Torres com apoio da Ulbra Torres e Associação dos Surfistas Torrenses (AST).

Comentários

Comentários