Globo enfatiza sua liderança e apresenta nova programação
Durante toda manhã desta terça-feira (3), a TV Globo reuniu a imprensa no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, para anunciar as novidades de sua grade de programação. Estavam presentes executivos da emissora como Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, Anco Saraiva, diretor da Central Globo de Marketing, Roberto Buzzoni, diretor da Central Globo de Programação e Octávio Florisbal, diretor geral da emissora. A nova grade entra na próxima segunda-feira, dia 9 de abril.
A apresentação ficou a cargo do apresentador do Fantástico, Zeca Camargo.
“Pela primeira vez, em 42 anos, a Globo resolveu realizar o lançamento de todas as suas novidades de uma vez só”, avisou Zeca.
Depois, Fernando Bittencourt iniciou o papo discorrendo sobre a entrada da era digital e a forma como a Globo reagirá com a nova tecnologia, que será adotada pela emissora a partir de 2 de dezembro deste ano.
“A TV digital só engrandecerá as tevês atuais. O conteúdo do nosso canal ganhará muito com isso, pois estará nas tevês normais, nos celulares, nos carros, entre outras opções. Seu sinal é perfeito e sua definição de imagem é brilhante. O período total da transição do analógico para o digital é de 10 anos. Depois disso, os analógicos serão cancelados. A TV Globo inicia sua inserção na TV digital no dia 2 de dezembro. Começaremos por São Paulo e no horário nobre. A segunda fase ocorrerá em 2008, no Rio de Janeiro, e depois se estenderá nas principais capitais”, disse Bittencourt.
O diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva enfatizou a importância e a permanência da liderança da emissora no país, ao longo dos últimos anos.
“Temos a liderança nas regiões brasileiras. Para se ter uma idéia, no Sudeste, estamos da seguinte forma: 6h12 – 12 pontos; 12h18 – 24 pontos, 18h24 – 41 pontos. Geralmente estamos com um valor 50% acima da segunda colocada, que nem sempre é a mesma emissora. Ou seja, as emissoras B e C se alternam na segunda posição no ranking”, afirmou ele, referindo-se às concorrrentes SBT e à Record.
Anco seguiu o discurso enfatizando que a Globo é campeã de audiência em todos os gêneros. Ele deixa claro que as emissoras concorrentes não oferecem ameaça à liderança do canal dos Marinho e explica:
“Em reality shows, novelas, humor estamos à frente. Na medição em minutos, no quesito nacional, ficamos 98% do tempo na liderança e apenas 2% do tempo empatados com a segunda colocada. Num ranking medido em todo Brasil sobre os 30 principais programas assistidos, a Globo ocupa todas as posições. Já olhando em regiões, em São Paulo, considerada a praça mais competitiva do país, a Globo ocupa 29 lugares. O 30º é da novela das sete da emissora B”.
Filmes, séries, músicas
Na seqüência, Roberto Buzzoni, diretor da Central Globo de Programação assumiu a coletiva e comentou sobre os novos pacotes da programação.
“Temos contratos com a Fox, Sony, Paramount, Disney, entre outras. Neste ano fechamos com 500 títulos para longas-metragens. Mas, mesmo assim, produzimos cerca de 90% da nossa grade. Neste mês de abril, vamos contemplar a música, com programas específicos. No especial Por Toda a Minha Vida falaremos de Renato Russo, do Leandro, que fez dupla com Leonardo, Gonzaguinha e Clara Nunes. Além disso, faremos uma cobertura ampla dos Jogos Panamericanos, em julho, além da viagem do Papa ao Brasil”, disse.
Octávio Florisbal, diretor geral da Globo, foi o último a se pronunciar e comentou sobre as principais metas da emissora para este ano: “Mais de 60 países já exibem nossas novelas e séries. Iremos aumentar isso. Existe a possibilidade de fazermos co-produções fora do país como Portugal, Estados Unidos, Espanha. Também vamos investir na chamada telefilmes, com conteúdos nacionais e vamos inaugurar nossa loja virtual. Com a chegada da era digital vamos investir nas tecnologias necessárias e, depois de muito tempo vamos reinvestir no Projac, ampliando estúdios. Deveremos investir em 2007 cerca de 100 milhões somente em tecnologias”.
Mais novidades
Ainda em 2007, estreará o programa Quadrante, um novo projeto do núcleo de Luiz Fernando Carvalho, que pretende realizar duas microsséries por ano baseadas em talentos regionais da literatura brasileira. A primeira será A Pedra do Reino, romance de Ariano Suassuna.
Outra novidade é Som Brasil. Dirigido por Luiz Gleiser, que homenageará grandes astros da música popular brasileira.
Carga Pesada, Antônia, A Grande Família, Toma Lá Da Cá, entre outras atrações retornam à grade. Além disso, os demais programas ganharão novos cenários e quadros.