Golpistas da internet 'matam' Harry Potter
Poucos dias antes do lançamento de “Harry Potter e as Insígnias Mortais”, sétimo e último livro da série Harry Potter, piratas virtuais tentam usar o grande interesse dos leitores para infectar computadores em todo o mundo. De acordo com a empresa de segurança Sophos, os criminosos utilizam pen drives infectados para espalhar a praga — a companhia não informa, no entanto, como esses dispositivos são distribuídos. O livro será lançado em inglês no dia 21 de julho.
Quando o usuário conecta essa pen drive em seu computador — para ler a suposta cópia não-autorizada de “Harry Potter e as Insígnias Mortais” –, ele infecta involuntariamente a máquina e encontra no arquivo do Word somente a frase “Harry Potter está morto”, escrita em inglês. A praga Hairy-A, para o sistema operacional Windows, não causa sérios danos ao computador nem rouba dados dos usuários.
Depois da infecção, toda vez que a vítima abrir o navegador Internet Explorer será direcionada a uma página da loja on-line Amazon que vende o livro “Harry Putter and the Chamber of Cheesecakes” (“Harry Putter e a Câmara dos Cheesecakes”, em tradução livre), que não faz parte da série original de J.K. Rowling. Além disso, a praga tenta infectar outros dispositivos removíveis e cria novos usuários para a máquina com o nome de personagens dos livros.
“Muitas pessoas no mundo inteiro estão aguardando o volume final dessa série. Por isso, existe o perigo real de as pessoas executarem esses arquivos e infectarem seus computadores”, afirmou Graham Cluley, consultor da Sophos.