Governo autoriza utilização de poços artesianos para evitar desperdício de água tratada
O governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, regulamentou o uso de poços artesianos em locais abastecidos pela rede pública de água, o que era proibido. A intenção é evitar o uso de água tratada e fluoretada para atividades que não necessitam deste tratamento. A resolução do Conselho de Recursos Hídricos, estabelecendo as diretrizes e critérios para a regulamentação do uso de águas subterrâneas, foi assinada pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e entra em vigor a partir desta sexta-feira (17).
A medida irá produzir o racionamento na utilização de água tratada, evitando o desperdício desse bem, além de permitir a regularização dos poços já existentes, o que servirá para que o Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente possa fazer um levantamento. “Não há sentido em utilizar uma água nobre quando não é para o consumo humano. Há uma série de utilizações onde a água bruta é suficiente para atender as demandas de limpeza e higienização. Além da economia para o usuário, iremos evitar o desperdício de água tratada”, destaca Berfran Rosado.
As áreas de serviços, indústria e agricultura serão as mais beneficiadas. Nos serviços, os postos de combustíveis, por exemplo, poderão utilizar poços artesianos para a lavagem de veículos, assim como as transportadoras e empresas de ônibus, para a lavagem de suas frotas. As floriculturas estão autorizadas a ter poços artesianos para manter os produtos nas condições adequadas, através da rega, o mesmo ocorrendo com condomínios para a rega dos seus jardins. Os hospitais poderão utilizá-los para abastecer as caldeiras e lavanderias. A resolução também prevê a permissão para abastecer piscinas de uso coletivo e de uso individual.
Na indústria, a permissão será para a lavagem de vasilhames, vidros e equipamentos, enquanto que na agricultura, o uso da água subterrânea abrangerá atividades de cultivo de arroz, feijão, milho, pastagens, soja e outras culturas como hortas e hortaliças de qualquer natureza.