Governo bloqueia 75 do Bolsa Família de Imbé
O dinheiro do beneficiário, pago entre os dias 17 e 30 de cada mês, será depositado na Caixa Econômica Federal e só poderá ser liberado após a atualização cadastral das famílias. O dinheiro ficará na conta por três meses. Se até janeiro as famílias não efetuarem a atualização, o benefício será cancelado e o dinheiro voltará para o Tesouro Nacional.
A exigência de atualização cadastral e a possibilidade de bloqueio estão previstas no Decreto Presidencial nº 6.135 de 2007. A atualização deveria ter sido feita até 31 de outubro deste ano.
Conforme a coordenadora do Bolsa Família de Imbé, Mara Colombo, a atualização é uma medida de controle do programa. Além do cadastro em dia, o MDS exige que a Prefeitura verifique até 31 de dezembro a renda de 360 famílias que apresentaram informações diferentes no cruzamento com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
O trabalho de regularização dessas pessoas está sendo realizado pela equipe do Programa Bolsa Família, através de questionários complementares.
Atualmente o município possui 690 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.