Educação

Governo divulga classificação do concurso do magistério e deve nomear 52 professores em novembro

A lista final de classificados no concurso público para o magistério/2013 foi divulgada, na manhã desta terça-feira (22), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O edital 25/2013 foi publicado no Diário Oficial do Estado e está disponível para consulta, também, no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). A nota final é composta pela nota obtida nas provas objetivas, equivalente a 80% do total, e a nota da prova de títulos, que compõe os 20% restantes.

Governo do Estado nomeará 52 professores em novembro

O primeiro grupo de professores aprovados no concurso público do magistério estadual de 2013 será nomeado até o final de novembro. O anúncio das 52 nomeações foi feito pelo secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (22).

A partir da nomeação, esses profissionais podem entrar em exercício em até cinco dias. Azevedo destacou que a nomeação deste grupo responde às necessidades pontuais do final do ano – exonerações, aposentadorias e falecimento – e tem por objetivo garantir as aulas na rede estadual no final do ano letivo.

A segunda etapa das nomeações terá início em fevereiro de 2014, depois de dimensionadas as turmas em todas as escolas da rede estadual. Este dimensionamento está previsto para os meses de dezembro e janeiro. Na terceira etapa, serão substituídos os contratos emergenciais.

O titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destacou que a diminuição na taxa de natalidade estadual acarreta redução anual de matrículas entre 30 mil e 40 mil estudantes. Azevedo reiterou a disposição do governo do Estado em nomear dez mil professores no prazo de vigência do concurso, que é de dois anos. “Hoje concretizamos mais um passo da política de reconstituição dos quadros permanentes das escolas estaduais”, frisou Azevedo. As nomeações seguem duas orientações: a necessidade pontual, decorrente de exonerações, aposentadorias e morte, e a reconstituição dos quadros efetivos das escolas.

A homologação do resultado do concurso foi divulgada nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado. No total, 13.105 candidatos aprovados compõem a lista de homologação, sendo 83% (10.866) do sexo feminino e 17% (2.239) do sexo masculino. Em relação às cotas, foram aprovados 25 professores com algum tipo de deficiência e 631 autodeclarados negros/pardos. Dos aprovados, 5.700 possuem algum vínculo com a Secretaria (nomeados ou com contratos).

Comentários

Comentários