Governo do Estado autoriza R$ 2,1 milhões em reforma de penitenciária de Osório
O investimento visa melhorias na estrutura de segurança carcerária da unidade prisional, formada por cinco pavilhões com capacidade para abrigar 600 detentos. Os recursos são provenientes do Projeto de Construção, Ampliação e Reformas de Presídios da Segurança Pública, integrante do Programa Estruturante Cidadão Seguro, do Governo do Estado.
Yeda explicou que dentro do choque de gestão implementado a partir de 2007, a área da Segurança Pública vem merecendo atendimento especial. “Estamos promovendo projetos, programas e ações que recuperem as casas prisionais gaúchas e preparem a população carcerária para a ressocialização”, observou a governadora. A chefe do Executivo lembrou, ainda, que o Estado está buscando formas criativas de alavancagem de recursos para a área social, atendendo às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, provocação e fragilização dos vínculos afetivos.
Com a realização da reforma total (estrutura de alvenaria, instalação elétrica, hidráulica e de esgoto) no pavilhão cinco, a etapa seguinte será a desocupação do pavilhão três, a fim de que sejam substituídos os fios da rede elétrica e implantada a nova rede de esgoto cloacal. A conclusão da obra, que abrirá mais 60 vagas para o regime fechado, está prevista para 120 dias.
De acordo com a direção administrativa do presídio, a empresa vencedora do processo licitatório continuará trabalhando por mais seis meses, até concluir os trabalhos em todas as instalações. Nos fundos do terreno está sendo construída uma estação de tratamento de esgoto, ligada a todos os pavilhões do complexo prisional.