Geral

Governo do Estado recebe proposta para transporte hidroviário de passageiros

O Governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira (17), a entrega de proposta para a realização do transporte hidroviário de passageiros entre os municípios de Porto Alegre e Guaíba e São José do Norte e Rio Grande. A empresa Tapajós cumpriu o prazo regulamentar apresentando, até às 11 horas, os envelopes com a habilitação e preço dentro do período estipulado pelo edital de concessão dos serviços.

O fato foi comunicado à governadora do Estado, Yeda Crusius, pelos secretários geral de Governo, Ana Pellini, e de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade. A comissão de licitação deverá abrir o primeiro envelope, de habilitação, e avaliará os documentos. A partir daí, passará a correr o tempo recursal. Se tudo estiver de acordo com o que é exigido pelo edital, nos próximos dias, haverá a abertura do segundo envelope. Seguindo o rito estabelecido, em 15 dias poderá ser assinado o contrato para explorar a travessia Porto Alegre e Guaíba. São José do Norte e Rio Grande ficará para um segundo momento.

“Hoje abriremos o envelope da habilitação e analisaremos os documentos. Se tudo estiver de acordo e se a empresa abrir mão do prazo recursal, até o final da semana poderemos abrir o outro”, observou o diretor-superintendente da Metroplan, Nelson Lídio Nunes, destacando que o fato de somente uma empresa ter apresentado proposta não inviabiliza o processo.

O edital também determina que a venda das passagens seja feita por meio de sistema de bilhetagem eletrônica. Para os dois serviços, serão exigidas embarcações novas, do modelo Catamarã (duplo casco), com ano de fabricação a partir de 2009, com previsão para transporte de quatro mil passageiros/dia.

A hidrovia entre Porto Alegre e Guaíba surge como uma nova alternativa de transporte entre os municípios, sendo previstas duas embarcações, com 120 lugares, saindo do Armazém B-3, do Cais do Porto, até o centro de Guaíba junto à atual Estação Rodoviária. No Sul, entre Rio Grande e São José do Norte, a previsão é de no mínimo três embarcações, com 150 lugares cada uma. A empresa arcará com os investimentos necessários para qualificação e uso do serviço.

Comentários

Comentários