Governo enviará projeto de federalização da RSC-470 e RSC-101 à Assembleia Legislativa
A confirmação por parte do Governo Federal partiu do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Vladimir Casa, que entregou ao titular da Seinfra o parecer favorável à absorção dos trechos hoje administrados pelo Estado. “A partir do sinal verde que recebemos do DNIT, encaminhamos o projeto ao governador, que enviará à Assembleia Legislativa para a aprovação dos deputados”, explicou Beto.
O titular da Seinfra destacou o empenho do Estado nesta pauta, que vem sendo debatida junto ao Ministério dos Transportes desde o início de 2011. “Estamos dando mais um passo para tornar este sonho realidade”, comemorou Albuquerque.
Até o DNIT concluir a absorção, o governo gaúcho seguirá administrando estes trechos. “Não vamos deixar essas duas rodovias abandonadas, sendo que seguiremos trabalhando normalmente nelas até a conclusão do processo”, concluiu Beto, ao destacar a obra de asfaltamento do acesso a André da Rocha e a restauração do trecho entre Veranópolis e Nova Araçá, ambos na RSC-470, além da execução do projeto de duplicação da rodovia, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
Confira os trechos que passarão a ser de responsabilidade do DNIT:
RSC-470
68,6 km (km 9,7 ao km 78,3) – Entrada da ERS-208/343 (Barracão) / Entrada da BR-285 (Lagoa Vermelha)
14,7 km (km 91,4 ao km 106,1) – Entrada da BR-285 (Barretos) / Vila Turvo
204,4 km (km 135,2 ao km 339,6) – André da Rocha / Entrada da ERS-244 (Triunfo)
19,2 km (km 340,5 ao km 359,7) – Entrada da ERS-401 (São Jerônimo) / Entrada da BR-290
1,7 km (km 468,7 ao km 470,4) – Entrada da ESR-350 (Camaquã) / Entrada BR-116 (trecho municipal)
RSC -101
40,2 km (km 88,7 ao km 128,9) – Entrada da BR-290 (Osório) / Entrada da ERS-040 (Capivari do Sul)
28,6 km (km 252,5 ao km 281,1) – Mostardas / Tavares
35,3 km (km 375,4 ao km 410,7) – Estreito / São José do Norte