Governo intensifica serviços para garantir um veraneio tranquilo
Serviços essenciais aos cidadãos estarão presentes, atendo a veranistas e moradores das regiões turísticas do Rio Grande do Sul durante o período de operação do Verão Legal RS 2009, que vai deste sábado até 1º de março. A Secretaria de Segurança Pública, além dos salva-vidas, estará presente na operação com policiamento ostensivo, rodoviário, aéreo, ambiental, fazendário, turístico, pericial, investigativo e judiciário. Os policiais executarão neste verão suas ações em diferentes modalidades de patrulha: motorizada, aérea, montada, a pé, em barcos, de bicicleta e com cães. As forças de segurança atuarão com 4.500 agentes públicos, distribuídos em 2.460 servidores da Brigada Militar, 1.915 policiais civis, 111 delegados e 30 funcionários do Instituto-Geral de Perícias em todo o litoral gaúcho. 357 viaturas farão a segurança no litoral sul.
Na Secretaria do Planejamento e Gestão, todos os 682 serviços e informações do Portal TudoFácil Eletrônico estarão disponíveis na Operação Verão Legal RS 2009. Os mais utilizados no litoral, tradicionalmente, são informações gerais sobre matrículas e vagas nas escolas estaduais, emissões de segundas vias de conta da CEEE; pedido de religação e/ou desligamento da CEEE, alteração de cadastros de usuário da CEEE, emissão de segundas vias de contas da Corsan, contracheques de servidores estaduais, atestado de antecedentes e informações sobre a confecção de carteira de identidade.
A Secretaria da Saúde desenvolverá ações de combate à dengue e ao uso abusivo de álcool e drogas, vigilância sanitária nos alimentos que serão consumidos neste verão, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, além de estimular atividades físicas a beira mar. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) cedeu agentes para a 18º Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Osório, durante o verão. A Secretaria da Saúde manterá em funcionamento, de 1º de janeiro a 1° de março, a Central de Regulação Assistencial de Urgência e Emergência com a instalação de dois ambulâncias do Salvar, no Cassino.