Governo lança segunda etapa da vacinação contra a gripe A

A segunda etapa da estratégia nacional de vacinação contra gripe A começou hoje (22). Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina. Na manhã desta segunda-feira, foi lançada a nova etapa no Estado, na reunião do Comitê de Enfrentamento da Epidemia Influenza A H1N1. Na solenidade, foram vacinadas uma criança, um gestante e um doente crônico. O evento ocorreu na avenida Borges de Medeiros, nº 1.501, em Porto Alegre.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a imunização será oferecida em mais de 1,7 mil postos de vacinação e a meta é atingir 1.075.376 pessoas nesta fase. Ele também informou que as mulheres que engravidarem após esta data poderão se vacinar nas demais etapas da campanha. As crianças que não foram vacinadas em anos anteriores contra a Influenza necessitam receber duas doses- a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira.

A primeira etapa da vacinação no Rio Grande do Sul, que iniciou em 8 de março, apresentou até hoje (22) os seguintes números: 90.410 profissionais da área da Saúde vacinados, 6.675 indígenas aldeados vacinados.

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos (veja lista abaixo). Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica.

Etapas de vacinação

A estratégia de vacinação contra a influenza pandêmica foi dividida em cinco etapas, para públicos específicos. A primeira fase da vacinação começou no dia 8 de março e se encerrou nesta sexta-feira(19), voltada a indígenas e trabalhadores de serviços em Saúde.

Nas etapas seguintes, serão vacinados adultos de 20 a 29 anos (5 a 23 de abril); idosos, incluindo os que têm doenças crônicas (24 de abril a 7 de maio) e adultos de 30 a 39 anos receberão as doses (10 a 21 de maio).

Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Eles foram definidos pelo Ministério da Saúde em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios. Os critérios para definição dos públicos prioritários levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte.

Comentários

Comentários