Governo reforça efetivo da Brigada Militar para garantir segurança nas eleições
Com um acréscimo de 2 mil policiais, a Brigada Militar coloca todo o seu efetivo nas ruas para garantir a tranqüilidade do processo eleitoral deste domingo (5). Ao todo, serão 21 mil oficiais da coorporação designados para fiscalizar e assegurar o cumprimento da Lei Eleitoral nos 496 municípios gaúchos.
Segundo o comandante da Brigada Militar, coronel Paulo Mendes, o aumento do contingente foi possibilitado através do cancelamento de todas as folgas, descolocamento de pessoal dos setores administrativos e inclusão de soldados que fazem cursos na BM. “A Brigada Militar se organizou, colocamos todo o nosso efetivo de plantão e estamos prontos para agir nas ruas no que for preciso para proteger a sociedade e garantir a ordem”, afirma o comandante.
A operação inclui o monitoramento de todos os municípios gaúchos para eventuais ocorrências. O governo do Estado disponibilizou também uma equipe da BM para auxiliar o Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Sul nas questões de segurança decorrentes do processo eleitoral de votação e apuração.
As eleições nacionais de 2008, para a escolha de prefeito, vice-prefeito e vereador, transcorrem das 8h às 17h deste domingo em todo o Estado. Os resultados, segundo previsão da Justiça Eleitoral, deverão ser conhecidos a partir das 22h de domingo.