Variedades

Greve de roteiristas ameaça Globo de Ouro

A greve dos roteiristas de cinema e televisão nos Estados Unidos, que em breve completará dois meses, ameaça ofuscar o “glamour” do Globo de Ouro, premiação realizada pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood e que é considerada uma prévia do Oscar.

A cerimônia está prevista para o dia 13 de janeiro, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, na Califórnia. Jeff Hermanson, coordenador da greve do Writers Guild of America, o sindicato americano dos roteiristas, disse que cerca de 3 mil funcionários do ramo podem impedir a entrada no hotel no dia a da premiação. Muitos dos convidados já disseram que não irão à cerimônia caso os grevistas estejam lá, o que pode arruinar o Globo de Ouro e as festas de entre US$ 300 mil e US$ 400 mil que a cada ano rodeiam este desfile de famosos e seus cônjuges ou acompanhantes da vez, sempre cercados de câmeras.

As negociações entre os sindicatos de roteiristas e a Alliance of Motion Picture and Television Producers, entidade que representa estúdios e produtoras de cinema e televisão, estão praticamente estagnadas. Os trabalhadores reivindicam pagamentos referentes à venda de séries em DVDs e downloads.

Segundo o jornal The New York Times, “as celebridades deram um sinal que os executivos de publicidade de Hollywood consideram quase unânime: se houver manifestações dos grevistas, as estrelas não irão”. Até o momento, a rede de televisão americana “NBC” continua com seus planos de transmitir a cerimônia, mas fontes próximas à Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood indicam que o grupo salvaria parte do glamour da festa ao optar por um evento privado ou transmitido apenas pela internet. A última vez em que o Globo de Ouro, que chega a sua 65ª edição, não foi transmitido pela televisão foi no ano de 1979.

O Globo de Ouro ganhou bastante importância com o tempo, mas ainda está à sombra de seu grande rival, o Oscar, tanto por causa de seu peso na indústria quanto pelo número de espectadores. Mas a localização no calendário faz com que esta premiação sirva de ante-sala para a festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que divulgará os nomes dos indicados para a 80ª edição do Oscar em 22 de janeiro e entregará seus prêmios em 24 de fevereiro.

Comentários

Comentários