Grupo de ciclistas patrulhenses realiza ação voluntária em Rolante e Esteio

Foto: Tiago Vargas

Foto: Tiago VargasO grupo SAPedal, composto por ciclistas de Santo Antônio da Patrulha, realizou uma ação social, no último domingo, nos municípios de Rolante e Esteio. Mais de uma tonelada de roupas, alimentos, móveis, eletrodomésticos e produtos de limpeza foi entregue às famílias atingidas pela enchente.

A mobilização durou uma semana, período no qual foram arrecadados os donativos em Santo Antônio da Patrulha e Osório. No sábado, o grupo selecionou e separou os donativos e, posteriormente, carregou o caminhão, que ficou lotado. No domingo, em torno de 16 voluntários foram diretamente aos bairros, visitaram as casas atingidas pela água, selecionaram as famílias mais necessitadas e distribuíram os itens.

Grupo SAPedal cresce à cada dia

Criado há aproximadamente seis meses, o grupo SAPedal já conta com cerca de 40 integrantes. Ele surgiu quando Luciano Bif e alguns amigos notaram que o número de ciclistas no Município estava aumentando.

“Queríamos que todos crescessem no esporte. Então resolvemos organizar e criar uma identidade para os ciclistas da cidade. Desenhamos as camisas e começamos a chamar mais gente para a turma. Gente de qualquer nível”, conta Bif. Atualmente o SAPedal tem atletas que se dedicam ao ciclismo de estrada, Mountain Bike (a maioria), Downhill e Duathlon (Corrida + Ciclismo).

O crescimento do grupo fez com que datas fossem agendadas para a prática. Segunda-feira é dia do pedal noturno aberto ao grande público. Trajetos de aproximadamente 30 km, passando por estradas do interior, são realizados por ciclistas experientes e também por iniciantes. A saída acontece às 19h30, do começo da Avenida Afonso Porto Emerim, em frente à Colombo. Cada semana conta com um roteiro diferente. Localidades como Cancela Preta, Barro Vermelho, Herval e Esquina dos Morros são algumas das mais visitadas.

Nesse passeio de segunda-feira, os mais experientes auxiliam aqueles que estão iniciando no esporte. A cada quatro ou cinco quilômetros é feita uma parada para reunir novamente os pelotões que se formam. Tudo para motivar um número cada vez maior de adeptos ao esporte. Quem quiser participar, pode se juntar aos demais ciclistas.

Aos finais de semana, o grupo se divide entre provas e eventos em municípios vizinhos ou passeios pelo interior de Santo Antônio da Patrulha. E, nos demais dias, os mais experientes praticam o esporte e podem ser vistos pelas ruas e estradas patrulhenses realizando o treinamento de rotina.

Tiago Vargas

Comentários

Comentários