Guerra de formatos DVD
O grupo japonês Toshiba e seus sócios ganharam uma batalha na guerra de formatos de DVD ao anunciar que os estúdios cinematográficos Paramount Pictures e DreamWorks Animation decidiram comercializar seus futuros DVD apenas no formato da nova geração HD-DVD, em detrimento do competidor Blu-Ray.
O HD-DVD é desenvolvido pelos japoneses NEC e Toshiba, enquanto que o Blu-Ray é fabricado por seu compatriota Sony, com o apoio da Matsushita e da Sharp.
Depois das infrutíferas negociações para tentar lançar um formato único, ambas as partes colocaram seus produtos no mercado deixando o veredicto para os consumidores.
O formato Blu-Ray tem uma capacidade maior de armazenamento de dados do que o HD-DVD, mas sua produção é mais cara.
Os filmes distribuídos pela Paramount Pictures, DreamWorks Animation and Pictures, Paramount Vantage, Nickelodeon Movies e MTV Films sairão apenas em formato HD-DVD, indicaram as sociedades em um comunicado conjunto publicado na véspera, nos Estados Unidos.
A decisão se deve às “evidentes ventagens do HD-DVD, principalmente sua tecnologia pronta para o mercado e seus custos de fabricação menos elevados”, explicaram as companhias no comunicado.
Toshiba parabeneizou o anúncio.
“Esta decisão demonstra que a Paramount e a Dreamworks Animation compreendem o valor presente e o potencial futuro do formato HD-DVD para o lazer doméstico”, afirmou o vice-presidente do grupo japonês, Yoshihide Fujii.
Os estúdios de cinema de Hollywood, que poderão ter a última palavra na batalha entre ambos formatos, estão atualmente divididos.
Por sua vez, o Blu-Ray recebeu o apoio do gigante americano de aluguel de filmes Blockbuster, e da distribuidora Target.
dr/roc/cn