Colunistas

Há uma esperança universal

O avanço da tecnologia, da cibernética é de uma velocidade incrível.

Cada dia há novas descobertas na ciência, na medicina, na informática. Criam-se novas técnicas de cirurgia, aparelhos eletrônicos mais sofisticados.

Ao mesmo tempo a televisão entra em nossas casas a toda hora mostrando tragédias, violência, crimes hediondos, corrupção, guerras. Intoxica-nos com filmes enlatados, propagando a violência, o consumismo desvairado, com novelas apresentando os costumes. da classe alta de São Paulo e Rio de Janeiro,apelando para o sexo, em qualquer horário.

Enquanto os malfeitores acobertados por advogados inescrupulosos e mesmo a justiça, saem das prisões, vivemos trancafiados em nossas casas e apartamentos, cercados de grades, seguranças,câmeras como pássaros engaiolados. Temos uma visão negativa do mundo.

Ficamos escondidos em nosso mundinho, cada vez mais egoístas, mais consumistas.

Na sociedade de hoje, inverteram-se os valores. A ganância, a sede de poder. O Ter se sobrepõe ao Ser. Não é  trabalho que conta,mas o dinheiro.

A marginalização e exploração da mulher, exploração infantil, as ameaças sobre nosso patrimônio ecológico tudo isto nos assusta. Sentimo-nos impotentes, desprovidos de forças. Muitos já não ousam sonhar com a felicidade, nem acreditam no trabalho criativo.

Grande é a tentação de nos resiguinar, de achar que não vale a pena lutar por um mundo melhor.

Que sentido dar à nossa resistência?

A desesperança parece permear nossos discursos, invadir nossas mentes e corações.

É preciso olhar ao nosso lado e descobrirmos os sinais de esperança. A esperança toma forma nos compromissos e associações de bairros, nos movimentos sociais, na solidariedade, movimentos das mulheres, nos sindicatos, na educação popular, nas  ONGs, nos movimentos voluntários.

Há coisas possíveis de serem feitas. Temos de fazê-las. Não podemos nos afogar no pessimismo.

O homem se constrói e constrói o mundo.

Unidos somos pequenas gotas que atuam juntas.

Vencer a praga da inanição, do comodismo e colaborar. Entremos na construção de um outro mundo possível. Para que nossa esperança seja compartilhada com todos, entremos na dinâmica da Ressurreição. A morte é vencida no escândalo da Crucificação e a vida renasce com a Ressurreição.

Comentários

Comentários