Handebol: equipe de Capão da Canoa é campeã cadete feminino
Que fase! Depois de tantas conquistas obtidas ao longo de 2007, as meninas cadetes do CAPÃO/PETROBRAS ainda foram a Caxias do Sul no final de semana passado e conquistaram a última competição do ano: o Campeonato Gaúcho da categoria até 16 anos. Mas, o título foi obtido com extrema dificuldade, pois todos os finalistas tinham times bastante competitivos, tanto que, na fase classificatória o CAPÃO/PETROBRAS ficou na 3ª colocação entre as equipes que passaram para o quadrangular final. Além disso, os jogos foram no Ginásio da UCS, equipe que de 1999 a 2007 venceu cinco vezes o Estadual Cadete e neste campeonato classificou-se invicta na 1ª fase com oito vitórias e apenas um empate (justamente contra o time de Capão da Canoa). Mas as meninas do CAPÃO/PETROBRAS foram treinadas e preparadas para enfrentar estas adversidades e assim o fizeram.
O primeiro confronto do quadrangular final foi no sábado a tarde diante do Santa Catarina/NH (equipe que derrotou as caponenses na etapa de classificação). Porém, desta vez foi diferente. Os erros então cometidos foram trabalhados nos treinamentos e, consequentemente, corrigidos. O CAPÃO/PETROBRAS levou o jogo com qualidade e com uma organização tática eficiente que garantiu uma vitória por 19 X 17.
Em seguida a UCS derrotou a Ginástica/NH. Assim UCS e CAPÃO/PETROBRAS largaram na frente. Na rodada da noite, no jogo de abertura, o Santa também venceu a Ginástica, e este resultado deixou o CAPÃO/PETROBRAS numa situação que, se vencesse a UCS em seguida era campeão antecipado, independente dos resultados da última rodada (domingo de manhã). Isso deixou o jogo dramático. A UCS não podia perder e tinha a seu favor uma torcida empolgada. Porém, o time do CAPÃO/PETROBRAS fez uma excelente preparação. No decorrer da partida a equipe novamente levou o jogo sob seus domínios administrando o resultado todo o tempo a favor, demonstrando maturidade e que queria levar o título pela 1ª vez.
Empurradas por um grupo de pais e atletas de Capão presentes, as meninas foram muito competentes e no final venceram o jogo por 18 X 15, conquistando assim o inédito título de Campeão Gaúcho Cadete, com uma rodada de antecedência. Aí foi só comemorar, diante dos olhares perplexos das atletas e dos torcedores da UCS.
No domingo pela manhã foi realizada a rodada final. Cansadas pelos dois jogos disputados no sábado e pela noite mal dormida (as comemorações foram noite adentro), as meninas do CAPÃO/PETROBRAS jogaram “relaxadas” e acabaram derrotadas pela Ginástica por 14 X 12. Em seguida a UCS bateu o Santa Catarina e ficou com o Vice-campeonato.
O grupo das campeãs foi composto pelas seguintes atletas: Laís, Aline, Betina, Amanda, Duda, Samara, Fernanda, Pâmela Lampugnani., Pâmela Albino, Juliana, Maiara, Mirele, Thayla, Eliete, Raísa, Camila e Tassiane.
Dirigentes: Gerson Cabral, Gerson Leal, Régis Muniz e Celina Murliki (Presidente)
EQUIPE MIRIM FICOU NA 3ª COLOCAÇÃO
Paralelo as finais do cadete foi disputado também em Caxias do Sul o triangular final do Estadual Mirim feminino. A equipe do CAPÃO/PETROBRAS, dirigida por Régis Muniz, enfrentou as equipes da UCS e do GAO de Osório. Ambos os jogos ocorreram no sábado. Na estréia diante do GAO, a equipe iniciou bem, mas no decorrer da partida foi inconstante e assim superada pelo adversário pelo placar de 8 X 3.
Na rodada da noite diante da UCS, as meninas de Capão da Canoa inverteram o que ocorreu a tarde. Não iniciaram bem, permitiram que o adversário abrisse 5 X 1 no placar e só depois, na segunda etapa, reagiu. Porém acabou perdendo por 8 X 5 e assim ficando na 3ª colocação do Campeonato. A UCS no jogo final derrotou o GAO e foi a Campeã Estadual. O GAO ficou com o vice.
Jogaram pela equipe de Capão da Canoa: Daniela, Isabel, Sônia, Laiana, Vitória, Amanda, Jordane, Bruna, Franciele, Francine, Luana, Marina e Alexia.