Hemocentro faz coleta de possíveis doadores de medula óssea em SAP
A Secretaria Municipal da Saúde explica que são necessários apenas 10ml de sangue neste primeiro momento, onde o doador informa seus dados pessoais para preenchimento do cadastro.
O sangue é tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório que identifica suas características genéticas. O resultado do exame e os dados do doador são incluídos no Registro Nacional de Doadores, caso seja detectada a compatibilidade, o doador é chamado para decidir quando à doação.
Só então após todo este processo será realizada a coleta, retirada por meio de punção do osso da bacia, e em apenas 15 dias o organismo já recompõe o que foi retirado. Este procedimento é simples, necessita apenas de 24 horas em Unidade Hospitalar.
Este gesto de solidariedade e amor ao próximo beneficiará e fará toda a diferença em pacientes portadores de leucemia, anemia aplástica e linfomas. A coleta é rápida e fácil, pode-se coletar até 300 doadores por dia.
• Quem pode e o que precisa para doar?
Pessoas de 18 a 55 anos de idade; não portadores de doenças infectocontagiosas; fornecer nome e telefone de 2 pessoas para contato; apresentar documento de identidade.
Mais informações, contatar Cláudia (51) 96496728.
Esta campanha conta com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde e Márcio Lanches.