Holanda diz que Brasil é parceiro ideal para biodiesel
O diretor de Comércio e Indústria do Ministério da Agricultura, Natureza e Qualidade de Alimentos dos Países Baixos, Roel Boel, disse hoje que o Brasil é um exemplo para o mundo em bioenergia. Segundo ele, o país é e será o parceiro ideal para a Holanda porque é um importante exportador nesta área.
A afirmação foi feita durante o Seminário ‘Agricultura Sustentável no Brasil, Soy Responsible Food and Fuel’, na Universidade de Wageningen, na Holanda, que contou com a presença do ministro Brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e do governador do Estado do Mato Grosso, Blairo Maggi.
Roel Boel disse ainda que “a Holanda é um país pequeno e terá de importar bioenergia de fora de seu território e fora da Europa”. “Queremos um parceiro grande em sustentabilidade. O desempenho do Brasil com a utilização do etanol para o equilíbrio da energia mundial é impressionante. E a soja é exemplo de gestão moderna”.
Soja — Durante o Seminário, Reinhold Stephanes deu garantias de que o plantio da soja não ameaça o meio ambiente e é feito de maneira sustentável. O Brasil é um país de imensos espaços territoriais, com 850 milhões de hectares. Só no Bioma Amazônico (área protegida pelo governo com 49,3% do território brasileiro) caberia mais da metade da Europa. A soja é plantada em apenas 3% da área cultivada no Brasil, que é o maior produtor do complexo da soja (farelo, grãos e óleo) exportador de soja do mundo. O Brasil tem 209 milhões de hectares que correspondem a áreas protegidas. Somente 20%, de acordo com a legislação brasileira, podem ser utilizados para agricultura.
Um estudo feito pela Embrapa, com base em levantamento de mais de 28 institutos de pesquisa internacionais, mostra que o Brasil foi o país que menos desmatou no mundo. Das florestas que existiam há oito mil anos, a Europa preservou menos de 0,5%, enquanto o Brasil mantém 60 % de sua floresta original.
“O Brasil tem uma legislação avançada e técnicas modernas e eficazes de controle de desmatamento”, disse Stephanes.
O governador do Estado do Mato Grosso (maior produtor de soja do Brasil), Blairo Maggi, mostrou que 40% do território do Estado são utilizados para o plantio da soja e a maior parte está no Cerrado (em região permitida pelo governo para o plantio).
Nas regiões do Mato Grosso onde se planta soja foi feita moratória da soja para que os produtores não derrubem a mata para o plantio. Essa moratória foi assinada por organismos internacionais não governamentais como Greenpeace, WWF e Solidariedad, as grandes empresas que comercializam a soja e representantes dos produtores.