Homicídios caem 14% em setembro no Rio Grande do Sul
A SSP adotou a metodologia de quantificação dos homicídios para se adequar aos demais Estados do país. Com o novo método, os dados referentes a esse tipo de crime passam a ser divididos em doloso, culposo e com dolo eventual – ocorrido no trânsito – sendo computados apenas dolosos, os cometidos de forma intencional. Dessa forma, evitam-se distorções quando os dados do RS são comparados aos do restante do país.
Para o secretário da SSP, Airton Michels, a redução de 14% no mês passado é importante. A Secretaria da Segurança Pública determinou que a Polícia Civil fizesse ações prioritárias no combate ao crime de homicídio. “Estamos investigando mais, com resultados melhores e já temos um aumento da resolutividade dos inquéritos”, destaca. Outra medida solicitada pela SSP foi o cumprimento de todos os mandados de prisão por crimes de homicídios que estivessem pendentes. “Com isso, prendemos potenciais homicidas e, com a melhor elucidação dos inquéritos, nós reduzimos a impunidade”, destaca. Somente no mês de setembro, a Polícia Civil realizou 838 prisões e recapturou 357 foragidos.
Fatores
A redução no número de homicídios dolosos pode ser atribuída a fatores como a repressão qualificada no combate ao tráfico de entorpecentes (com a prisão dos líderes do tráfico), desarticulação de bocas de fumo e prisões de quadrilhas. Ações preventivas também estão sendo adotadas como abordagens e barreiras constantes nos locais de maior incidência de criminalidade para coibir novos atos criminosos.
As forças-tarefa da Polícia Civil e da Brigada Militar também são medidas adotadas pela Secretaria da Segurança Pública para reduzir o número de mortes. Para realizá-las, a SSP utiliza militares para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo e concentrou policiais civis em diversas delegacias para incrementar as investigações nessa espécie de delito.
Dados
De acordo com dados atualizados da Polícia Civil, nos quatro primeiros meses da operação (junho a setembro), a melhora no esclarecimento dos delitos foi de 94%, nos nove municípios mais violentos do Estado (Guaíba, Gravataí, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas). O aumento é em comparação ao mesmo período de 2011.
Outros crimes que apresentaram redução no mês de setembro foram furto (16,8%), roubo (5,1%), extorsão (18,2%), extorsão mediante seqüestro (50%), estelionato (53,5%) e delitos relacionados à corrupção (18,2%). No acumulado de janeiro a setembro, o latrocínio (roubo seguido de morte) apresentou uma queda de 15,4%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, caindo de 65 em 2011, para 55 casos em 2012.
O roubo de veículos aumentou em 5%, em comparação ao mês de setembro de 2011. Para conter esse avanço, ações preventivas foram desenvolvidas como a realização de barreiras e a circulação de policiais militares de moto, facilitando o deslocamento.
A Polícia Civil está intensificando as investigações e desarticulando quadrilhas que praticam furto o roubo de veículos. Reflexo deste trabalho é o aumento de 7,5% na recuperação de veículos.
No mês de setembro de 2011, 1.317 veículos voltaram para seus proprietários e, em 2012, foram 1.416. A investigação de homicídios continuará sendo uma prioridade da Polícia Civil com a contratação de 730 novos escrivães e inspetores de polícia.