Honda inicia em Xangri-lá a construção do seu primeiro parque eólico no Brasil
O evento, realizado no local do empreendimento, contou com a participação do vice-presidente sênior da Honda South America, Issao Mizoguchi, do presidente da Honda Energy, Carlos Eigi Miyakuchi, do prefeito da cidade de Xangri-lá, Cilon Rodrigues da Silveira, do secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento no Rio Grande do Sul, Mauro Knijnik, do diretor do ministério de Minas e Energia, Jorge Paglioli Jobim, entre outras autoridades e representantes da diretoria do grupo Honda.
Segundo o secretário Mauro Knijnik, o início da construção do parque eólico é motivo de comemoração por parte do governo gaúcho. “O projeto é importante porque marca a entrada da Honda no Rio Grande do Sul e por representar um investimento em um projeto ambientalmente responsável”, destaca.
A construção de um parque eólico para suprir 100% da demanda de energia elétrica de uma unidade fabril é uma iniciativa inédita entre as fabricantes de automóveis atuantes no país e no grupo Honda em todo o mundo. O projeto receberá investimento inicial de R$ 100 milhões e deve começar suas operações em setembro de 2014, tornando-se o símbolo do compromisso da empresa em minimizar os impactos ambientais de suas atividades.
O empreendimento contará com nove turbinas, de 3MW, com capacidade instalada de 27MW. Isto representará a geração de 95 mil MWh/ano, o equivalente ao consumo de energia de cidades com aproximadamente 35 mil pessoas e à demanda de energia elétrica da planta de Sumaré (SP), que possui capacidade instalada para a produção de 120 mil carros por ano.
Com o projeto, a Honda deixará de emitir cerca de 2,2 mil toneladas de CO2 por ano, o que representa aproximadamente 30% do total gerado pela fábrica.