Hospital de Tramandaí marca nova era com primeira cirurgia bucomaxilofacial e retomada de mutirões de vasectomia
Vida & Saúde

Hospital de Tramandaí marca nova era com primeira cirurgia bucomaxilofacial e retomada de mutirões de vasectomia

Sob a nova administração do Instituto Maria Schmitt (IMAS), o Hospital de Tramandaí está revolucionando a saúde pública no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Em menos de três meses, a unidade realizou sua primeira cirurgia bucomaxilofacial e retomou os mutirões de vasectomia, que estavam suspensos por mais de dois anos.

A primeira cirurgia na especialidade bucomaxilofacial foi realizada com sucesso esta semana. Josiane dos Reis Lima, residente em Osório e com fratura na mandíbula, foi a paciente atendida pelos cirurgiões Dr. André Pedroso e Dr. Carlos Frederico Caccia.

Dr. Pedroso destacou que este procedimento representa um marco histórico para o hospital, ampliando a oferta de atendimento cirúrgico para uma vasta área do Litoral Norte e regiões vizinhas.

“A presença deste serviço visa atender às necessidades de urgência e procedimentos eletivos, oferecendo consultas, acompanhamento e consultoria em diversas especialidades médicas, tanto nas enfermarias quanto na UTI,” afirmou Dr. Pedroso.

Além da cirurgia bucomaxilofacial, o hospital reabriu os mutirões de vasectomia sob a liderança do Dr. Guilherme Pancinha Pinto.

Em um único dia, 30 pacientes foram atendidos, incluindo Mateus Caetano Mendes, morador de Capão da Canoa, que esperava há um ano pelo procedimento. “O atendimento foi excelente. Estou muito satisfeito,” relatou Mendes.

Essas conquistas foram possibilitadas pela gestão eficaz do IMAS, que busca reduzir a espera por procedimentos cirúrgicos.

No primeiro semestre de 2024, o Instituto Maria Schmitt realizou mais de 60 mil cirurgias em suas 52 unidades nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Rafael Bonfada, diretor geral do Hospital de Tramandaí, ressaltou as melhorias significativas implementadas desde que o IMAS assumiu a administração em 1º de junho.

“O IMAS comprometeu-se a transformar a saúde pública no Litoral Norte, realizando reformas no Centro Obstétrico, retomando procedimentos paralisados, contratando nova equipe e revitalizando a UTI neonatal,” declarou Bonfada.

O Centro Obstétrico da unidade, fechado desde abril, foi reaberto em 18 de junho, com o primeiro parto realizado menos de 12 horas após a reabertura. Patrícia Paladini, superintendente de planejamento do IMAS, destacou que o centro agora dispõe de duas salas cirúrgicas, cinco leitos de recuperação, quatro leitos de observação e quatro quartos de pré e pós-parto, refletindo o compromisso com a humanização e eficiência no atendimento.

Atualmente, o Hospital de Tramandaí oferece 131 leitos SUS e conta com especialidades como clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, pediatria e obstetrícia.

A unidade é referência microrregional para os municípios de Tramandaí, Balneário Pinhal, Imbé e Cidreira, sendo o único hospital da região.

Comentários

Comentários