Ide e fazei discípulos meus todos os povos… – Por Dom Jaime

IMG_1180-195x3001O primeiro domingo depois de Pentecostes, a Igreja católica o dedica à Santíssima Trindade. Neste dia somos chamados a contemplarmos o nosso Deus, que se manifestou como Pai, Filho e Espírito Santo.

O Deus dos cristãos é assim: um só Deus em três Pessoas. Esta comunhão de vida entre as três pessoas divinas é tal que formam uma unidade. O legítimo três em um. Uma comunidade perfeita.

Esta comunidade perfeita, ao contrário do que alguém possa pensar, não é uma comunidade autossuficiente e fechada, mas uma comunidade aberta, podemos dizer que se derrama e projeta para fora de si mesma criando. O mundo todo, nós mesmos, somos resultado desse amor de Deus. Somos filhos de um Deus amor, que respeita a diversidade sem quebrar a unidade.

Quem não quer participar e entrar para a vida de um Deus assim? O que fazer para receber tão grande graça? Paulo nos diz na carta aos Romanos: “todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.

Portanto, a coisa é mais simples do imaginamos. Basta acolher a Boa Notícia, deixar-nos conduzir pelo Espírito Santo que nos foi dado no Batismo e continuamente derramado em nossos corações na comunidade que celebra.

Por vocação somos chamados à unidade e à comunhão; a amar Deus e os irmãos; enviados a missionar: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!”

Esse mandato de Jesus não é exclusividade dos apóstolos, mas de todos os cristãos, todos os que tiveram a graça de conhecer Jesus. Esse presente não pode ser guardado, mas precisa ser partilhado com todos os que aproximamos no caminho.

Nada mais contraditório que uma comunidade cristã dividida. São João nos diz que jamais alguém viu a Deus, mas se nos amarmos uns aos outros, Deus aí está.

Animados por essa fé trinitária vamos, quais peregrinos, em Romaria à Gruta de Dom Pedro de Alcântara, pedindo a Nossa Senhora de Lourdes, a Imaculada Conceição, que nos ajude a entender este Mistério e nele nos introduza com seu carinho de mãe.

Não esqueçamos que ao mandato: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos…” Jesus assegura: “eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Contando com essa eximia e consoladora presença vamos para missão!

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

domjaimep@terra.com.br

Comentários

Comentários