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IGP comemora 100 Anos da Identificação no RS

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizará, às 14h30min, da próxima segunda-feira (13/08), solenidade alusiva aos 100 anos da Identificação no Rio Grande do Sul. Para comemorar a data será descerrada uma placa no Departamento de Identificação (DI), na Avenida Azenha,  255, em Porto Alegre. O evento contará com a presença do secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, o diretor-geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins e do diretor do DI, Guilherme Ferreira Lopes.
 
Em 12 de agosto de 1907 o presidente do Estado do RS, Antônio Augusto Borges de Medeiros, aprovou e regulamentou, através do Decreto nº 1166, o gabinete de identificação, antropometria – ciência que trata das medidas físicas do corpo humano – e estatística. O gabinete constituía uma reparti ção autônoma e ficava sob a responsabilidade direta e imediata do chefe de Polícia e funcionava na Secretaria Geral do Chefe de Polícia.
 
O gabinete de identificação tinha caráter exclusivamente policial e judiciário e destinava-se a fornecer, mediante requerimento, provas de identidade às pessoas honestas e de bons antecedentes, este documento tinha o valor da folha corrida. Há um século a identificação já beneficiava todas as pessoas qualquer que fosse a idade, sexo, ou condição social. O gabinete de identificação também iniciou o processo de organização da identificação criminal.
 
A partir da Constituição Estadual, promulgada em 1989, os serviços de identificação ficaram sob a responsabilidade da Coordenadoria-Geral de Perícias. Em 17 de julho de 1997, através da Emenda Constitucional 19, a Coordenadoria passou a ser denominada Instituto-Geral de Perícias.
 
Atualmente, a carteira de identidade dos gaúchos é digitalizada e pode ser so licitada em 408 Postos de Identificação. Destes, 54 são postos equipados com estações de trabalho digitais e a emissão de todo o RS é feita numa central junto ao DI. O novo modelo da carteira de identidade, implantado no final do ano passado, tem a fotografia capturada no momento da solicitação do documento e as impressões digitais são colhidas no scanner.
 
O DI possui um banco digitalizado com cadastro de 12 milhões de cidadãos que possuem carteira de identidade no Estado. Este banco faz parte do Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública. Os servidores cadastrados podem obter pela internet fotos, digitais, assinatura e dados atualizados.

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