Geral

IGP confecciona novo documento de identidade digitalizado no Litoral Norte

O Instituto-Geral de Perícias (IGP), através do Departamento de Identificação (DI), está oferecendo aos veranistas do Litoral Norte, desde o último dia 16 – início da Operação Verão 2006/2007 do Governo do Estado – a emissão da nova carteira de identidade digitalizada. A confecção do novo documento, um dos serviços mais procurados pelo público da orla gaúcha, foi implantada em 21 de novembro em Porto Alegre e, posteriormente, no interior do Estado. Até o hoje (20), em cinco dias de atendimento ao público do litoral, já foram emitidas 32 cédulas de identidade. O atendimento é realizado das 13h às 19h, sempre de terça a domingo.

O coordenador do IGP no Verão Gaúcho, Hari José Spaniol, destaca a facilidade e agilidade do serviço para o público. “A partir de agora a fotografia é capturada digitalmente no momento da solicitação do documento, e as impressões digitais são colhidas com scanner, o que evita o uso de tinta. O novo sistema permite, ainda, que se faça a checagem eletrônica das impressões digitais no banco de dados do DI”, disse.

Em Capão da Canoa, o IGP está instalado na casa azul clara, localizada na Avenida Beira-Mar, ao lado do Baronda. No local, funciona um Posto de Identificação (PI) que emite carteira de identidade digitalizada, atestado de antecedentes e identificação criminal, e também o Departamento de Criminalística (DC), que faz a perícia em danos de veículos e em local de crimes. Para as perícias, existe um plantão 24 horas junto ao quiosque. O DC, dentro da operação “Perícia no Verão” do IGP no Litoral Norte, irá contar, até o final da temporada, com uma equipe de dois fotógrafos criminalísticos e dois papiloscopistas.

Documento de Identidade

Para a confecção da identidade é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original ou autenticada em cartório), e pagar a taxa em qualquer agência do Banrisul, até dez dias após a solicitação do documento. Efetuado o pagamento, o usuário recebe em até cinco dias úteis a nova carteira, em qualquer posto do DI no Estado. O valor continua o mesmo, 1º via R$ 23,79, e 2º via, R$ 33,98. Estão isentos da taxa menores de 16 anos, se for a 1º via; maiores de 65 anos, no caso da 2º via, e os indivíduos que comprovarem estado de pobreza. Opcionalmente, o CPF e o PIS/PASEP podem ser colocados no documento. A identidade atual não tem prazo de validade, portanto, não é necessário fazer o novo modelo.

Unidade Móvel

Também está presente no Litoral Norte a Unidade Móvel de Identificação, transformada em posto de identificação, que emite a carteira de identidade digitalizada para veranistas e moradores. O furgão possui mesa, cadeiras, computadores, equipamentos de captação de imagens e processamento de dados de última geração para a confecção do documento. Os eventos com a unidade móvel acontecem aos sábados, em Balneários do Litoral Norte.

Comentários

Comentários