II Conferência de Cultura atingiu objetivos em Osório
No decorrer da sexta-feira (21) com chuva ininterrupta, a iniciativa da Prefeitura de Osório e da Secretaria de Cultura teve um resultado extremamente positivo. Além de atingir as metas propostas, promoveu uma bela discussão e provocou uma reflexão profunda sobre a cultura em Osório.
O dia foi marcado por debates importantes sobre o planejamento da cultura no município, com o pronunciamento das autoridades presentes e do anfitrião, o prefeito Eduardo Abrahão, que tem se demonstrado um grande apoiador da cultura local. As palestras do responsável técnico de Cultura do CODIC – Famurs, José Carlos Martins e da representante da Unesco, Carla Pinheiro, provocaram reflexões sobre a importância das mais diversas manifestações culturais de Osório. Vários segmentos prestigiaram e participaram das discussões sobre os eixos que serão levados para a Conferência Estadual da Cultura e depois para a Conferência Nacional.
Segundo Abrahão, a Lei do Fundo de Cultura que é uma das chaves do Sistema Nacional do setor será reativada. A atual administração está vivenciando a cultura de uma forma diferente e a secretaria está tecnicamente trabalhando para fomentar o setor.
– Temos um grande trabalho dentro destes quatros anos de elaborar o plano Municipal de Cultura para 10 anos, precisamos, entretanto, o apoio dos segmentos, para juntos elaboramos esse documento. Somente com o apoio da comunidade iremos desenvolver políticas públicas e culturais dentro do município. A conferência teve a presença de grande entendedores da cultura. Quem participou fez a sua parte. Esse é o caminho de buscar o fortalecimento cultural. O objetivo foi alcançado e agradecemos aos que estiveram na conferência e que façam parte do grupo de estudos para a evolução da cultura.
Segundo a Secretária Substituta de Cultura, Liége Ferreira, esse é o momento de um novo despertar para uma caminhada que estamos aprimorando e incrementando. – Acreditamos que esses grupos que não estavam presentes, a partir dessa conferência serão parceiros, porque queremos que haja um desenvolvimento sócio cultural e isso só poderá acontecer a partir da contribuição de cada munícipe. Somente desta forma estaremos unindo forças e construindo essa nova etapa essa nova cidade cultural que o município de Osório está disposto a construir.
Conforme Abrahão, Osório tem as mais diversas formas culturais e a administração pública tem feito ações para a permanência dessas manifestações, como é o exemplo do Sarau Cultural. Uma de nossas prioridades é a reativação do Fundo Municipal de Cultura – disse o prefeito.
Uma das atrações da conferência foi à presença do diretor artístico da Cia Caixa de Elefante de Porto Alegre, com apresentação do personagem “cachorro Abelardo”. A performance encantou os presentes, valorizando a manifestação cultural da arte.
O produtor artístico e cultural, Paulo de Campos disse que simplesmente é sensacional oportunizar esse espaço a cultura. – Essa conferência foi de extrema importância para que Osório comece a se inserir dentro do contexto Estadual e depois Nacional, estamos nos preparando para isso. Tivemos palestras excelentes e nós dos grupos chegamos a um consenso de realmente alavancar a cultura dentro do município, resgatando itens culturais que tanto nós lutamos há tempo pela preservação e divulgação deles.
A Conferência foi uma promoção da Prefeitura de Osório e da Secretaria da Cultura.
Delegados e Suplentes eleitos na II Conferência de Cultura:
Delegada: Isabel Silveira de Oliveira;
Suplente: Diorge Terra D’Ávila Almeida;
Delegada: Maria da Conceição Hartem de Souza;
Suplente: Maria Augusta Martiarena de Oliveira.