Iluminação pública será revitalizada em SAP
“Já há o cadastro de todas as ruas e os respectivos postes que necessitam ter suas lâmpadas substituídas”. Com essas palavras, o novo diretor de iluminação pública, José Carlos Carvalho Gomes, concluiu a primeira etapa de suas atividades, onde passou rua por rua catalogando a situação atual da iluminação pública do município. O próximo passo, segundo ele, será a substituição de todas as lâmpadas queimadas, e, inclusive, àquelas que apagam e acendem ininterruptamente.
Neco foi re-empossado no cargo no último dia 1º. Ele coordenou a pasta durante cinco anos, na administração do então prefeito José Francisco Ferreira da Luz, Zezo. De acordo com o diretor, os próximos dias serão de muito trabalho para toda a sua equipe. “Se continuarmos contando com o tempo sem chuva, dentro dos próximos trinta dias concluiremos a segunda etapa do nosso trabalho, onde serão substituídas 14 lâmpadas de 250 watts, 22 de 150 watts e 144 de 100 watts”, garante o diretor de iluminação pública. Ele conta, também, que, inclusive, os reatores estão sendo substituídos. “Têm acontecido algumas descargas elétricas por meio de raios no município, o que acaba queimando alguns reatores”, conta.
Para o prefeito, Daiçon Maciel da Silva, a volta de Neco ao cargo de diretor de iluminação pública se deve, principalmente, a organização e responsabilidade que possui. “Ele tem anotado em tabelas todo o trabalho que já foi realizado, em todos os anos que chefiou o setor, e sabe exatamente a demanda necessária para deixar Santo Antônio totalmente iluminada”, afirma o prefeito.
Gomes lembra, ainda, que nem todas as localidades interioranas podem receber iluminação pública. “A taxa de iluminação é cobrada de acordo com lei federal para manter a luz na cidade. O que não quer dizer que deva haver uma luminária na frente de cada casa. Até porque, há uma série de tramites legais por parte da CEEE que impossibilitam a colocação de postes, sem a devida legalização”, explica.
O diretor de iluminação comenta, também, que, atualmente, a Administração Municipal consome 22,69% menos energia do que há dois anos atrás. A diminuição aconteceu após a implantação do projeto Re-luz, quando foram substituídas, em março de 2005, todas as lâmpadas de 400 watts, por outras com 250 watts. Com isso, garante, o dinheiro pago pelos impostos pode ser mais bem utilizado.
Por fim, Neco conta que já encaminhou o pedido de licitação de acordo com a demanda prevista para o próximo ano. “Assim, garanto que mesmo havendo a queima de algumas luminárias em 2008, a população poderá ficar tranqüila quanto à iluminação pública. E, os cidadãos que tiverem alguma sugestão ou reclamação podem falar comigo através do telefone 36626770”, finaliza.
SECRETARIA DE AGRICULTURA CONTRIBUI PARA MELHORIA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Durante a tarde do último dia xxx, os funcionários da secretaria municipal de Agricultura, Tédi Rancheski e Fernando Oliveira realizaram, à pedido do secretário Manoel Adam, a doação de equipamentos para o setor de iluminação pública do município. O diretor responsável pelo setor, José Carlos Carvalho Gomes, recebeu, então, as 150 lâmpadas de sódio com 100 watts e 80 com 150 watts, além de 300 lâmpadas de vapor de mercúrio possuindo potência de 125 watts e 95 relés fotoelétricos.