Imbé elabora Plano de Balizamento para redes de pesca

Pescadores e autoridades ambientais reuniram-se nessa sexta-feira (12) na Prefeitura de Imbé com o secretário municipal de Planejamento, Marco Antonio Lima, e do biólogo do Departamento de Meio Ambiente, Pedro Terra Leite, para tratar do Plano de Balizamento, que visa identificar e demarcar as áreas permitidas pela IN17/04 para colocação de redes de pesca.

A Prefeitura disponibilizará um técnico responsável (biólogo) para monitorar a atividade, além de mão-de-obra. Pescadores locais também farão parte do processo, já que a atividade contém situações de educação ambiental, visando a conscientização. Algumas balizas já existem junto à Lagoa de Tramandaí, e servirão de referência para a continuidade da marcação.

Durante a colocação das balizas, os locais serão determinados usando-se GPS, para posterior identificação e mapeamento. Usando-se barcos de apoio cedidos pela PATRAM, que sempre realiza fiscalizações no local, as balizas serão transportadas até os locais e enterradas no sedimento até que se tenha uma altura de cerca de dois metros de baliza para fora da água. O trecho de balizamento será de cerca de 2.500 metros.

Ficou definida uma nova reunião entre pescadores e autoridades ambientais, para definir os novos rumos do projeto. A reunião será na próxima sexta-feira (19), no Conviver (Avenida Santa Rosa, 230, Centro). Mais informações pelo fone (51) 3627-2655 – Ramal 222.

Comentários

Comentários