Imbé oferece Programa de Planejamento Familiar
O Planejamento Familiar é um ato consciente, que torna possível ao casal programar quantos filhos terá e quando os terá. No programa podem ser usados métodos de contracepção. que impedem temporariamente a gravidez ou a esterilização, para evitar a gestação de modo definitivo. Os métodos artificiais de planejamento familiar são classificados como hormonais (pílulas, injetáveis e implantes subdermais), espermaticidas (esponjas e geléias), de barreira (capuz cervical, preservativos e diafragma) e os de ação mecânica, combinados ou não com hormônios (DIUs).
O acesso à informação e a facilidade de obtenção de meios contraceptivos sob orientação médica adequada é a única maneira de preservar a saúde da mulher, evitando gestações indesejadas, diminuindo o número de gestações de alto risco, abortos inseguros e consequentemente reduzindo a mortalidade materna e infantil.
De acordo com o enfermeiro Carlos Eduardo Silva, o benefício do Planejamento Familiar para os homens e mulheres é evidente: eles podem, com a programação do nascimento de filhos, preparar-se melhor para oferecer uma vida e um futuro mais estável para sua família.
– Não devemos esquecer que qualquer decisão ou método tomado para realizar o planejamento familiar, é necessário buscar a supervisão de um médico, e assim, o casal pode ter conhecimento de como fazer para se evitar uma gravidez indesejada, e de como agir futuramente, com tranquilidade, na hora em que decidirem ter um bebê – lembrou Eduardo.
O município de Imbé disponibiliza hoje à comunidade, gratuitamente, diferentes métodos contraceptivos como camisinhas e pílulas. Além disso, para as mulheres são realizadas laqueaduras e para os homens vasectomias. Basta procurar a assitente social Aline Sessim Fraga nas terças, quartas e quintas-feiras, no Posto de Saúde 24 Horas de Imbé, ou as quintas-feiras no Posto de Saúde de Albatroz. Não é necessário agendamento.