Inaugurada Casa Aberta II com prioridade na dependência química em Osório
A diretora das Casas Abertas I e II, a psicóloga Denise Amaral, destacou que o atendimento na área de saúde mental, em Osório, melhorou muito com a descentralização e que as duas casas trabalharão juntas. “Hoje, temos as psicólogas atendendo nos PSFs (Postos de Saúde da Família) e as oficineiras que visitam os bairros e distritos, desafogando o atendimento. Nesta nova casa, daremos prioridade ao tratamento da dependência química, mas com as duas Casas Abertas trabalhando juntas num mesmo Caps”, afirmou Denise.
O Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão, anunciou mais investimentos na área da saúde. “Estamos contratando mais cinco leitos para desintoxicação de dependentes por um período de 40 a 45 dias”, disse o Secretário que em 2009, comprou vagas em comunidades terapêuticas para o tratamento de dependentes.
O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, fez um relato dos investimentos na área da saúde mental no município que visa prestar um atendimento qualificado. “Muitas pessoas vão ao posto de saúde consultar com um clínico geral, quando na realidade ela precisa de atendimento psicológico. Essa ampliação do serviço especializado evitará a repetição de consultas nos postos”, afirmou o Prefeito.
A Casa Aberta II já tem 500 usuários cadastrados para receberem atendimento e contarão com uma equipe formada por dois psicólogos, uma assistente social, um psiquiatra, um terapeuta ocupacional, uma acompanhante terapeuta, uma monitora de artesanato, dois auxiliares administrativos e uma servente. A nova casa ainda dispõe de cinco consultórios, uma sala de reunião, sala de ginástica, sala de cinema, ateliê e setor administrativo. A Casa Aberta II está localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 386, bairro Porto Lacustre, em Osório. Mais informações pelo telefone (51) 3663 1441.