Incertezas levam vereadores a marcarem reunião com administradores do Hospital de Santo Antônio da Patrulha

Reunião com administradores deve esclarecer pontos que afligem usuários
Reunião com administradores deve esclarecer pontos que afligem usuários
Reunião com administradores deve esclarecer pontos que afligem usuários

A situação do hospital de Santo Antônio da Patrulha entra em pauta novamente na Câmara de Vereadores. Indícios de dívidas com fornecedores, falta de pagamento de salários a funcionários e até a ausência de produtos de higiene para limpeza das dependências são algumas das questões que devem ser levantadas em Reunião da Comissão, marcada para o dia 07, às 14hs, no plenarinho Luís Tedesco.

Em ofício apresentando durante a reunião ordinária de segunda-feira, 29, foi solicitada a presença do diretor-presidente da Germann e Pechmann (mantenedora do Hospital), Jonas Ricardo Germann, e do Diretor Administrativo, Paulo Rodolpho Guimarães Gil, para esclarecer estes pontos.

Porém, o risco do município perder a referência em cirurgia oftalmológica na região, pelo atraso na reforma do bloco cirúrgico, entende o presidente da Casa, André Randazzo dos Reis (PMDB), exige a participação do prefeito e atual secretário municipal de saúde, Paulo Roberto Bier, no encontro. A mesma opinião foi defendida pelo vice-presidente, João Luís Moreira da Silva “Bacana” (SDD).

Para Bacana, o Hospital continua sendo um posto avançado, com sérios problemas de gestão e com “obscuridades” que só podem ser colocadas às claras por quem o trouxe para cá. “O responsável por esta entidade ter assumido o Hospital foi o atual Prefeito. Se o serviço não está sendo prestado adequadamente ele precisa se manifestar, o que não vem fazendo”, declarou Bacana.

Já Deco, reafirmou que apesar das dificuldades, o Governo do Estado, através da 18ª Coordenadoria da Saúde, deu todo suporte necessário para a assinatura do contrato viabilizando a integração do Hospital ao Sistema Único de Saúde e a garantia do recebimento de verbas públicas para o a melhoria dos serviços ofertados a população.

“Queremos a transparência dos atos administrativos, de preferência apresentados em forma de contrato, para que qualquer tipo de boato seja dissipado. A população, assim como os funcionários não podem viver constantemente na incerteza sobre a capacidade de gestão do atendimento”, afirmou Randazzo. A iniciativa de solicitar a reunião partiu do vereador da situação e líder do governo, Tadeu Neves (PP).

Demanda por cirurgias supera mil pacientes  

Ainda na segunda-feira, 29, a Coordenadora da 18ª CRS, Magda Bartikoski, juntamente como deputado estadual, Gabriel Souza (PMDB), e o presidente da Câmara, André Randazzo dos Reis (PMDB), estiveram vistoriando o Hospital Municipal. Na ocasião, eles conversaram com o diretor clínico Dr. Germann, para se inteirar sobre o andamento das obras do bloco cirúrgico. Atualmente mais de 1.600 pacientes aguardam na fila por cirurgias de catarata.

Como consequência da visita o grupo (incluindo o presidente local do PMDB, Ferulio José Tedesco) esteve, na manhã de terça-feira, 1º, reunido com o Diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria da Saúde, Alexandre Brito, para tratar da situação do hospital que está com o bloco cirúrgico oftalmológico em obras para atender os 23 municípios da região. Conforme o presidente da Câmara, os valores atrasados devem ser quitados até o final deste mês.

Gabriela Gomes

Comentários

Comentários