Indicadores de receita de B. Pinhal no primeiro bimestre de 2008 são animadores
A Secretária de Finanças de Balneário Pinhal, Márcia Schuster, apresentou no último dia 28 de março, ao prefeito Jorge Fonseca, o comparativo de receita acumulada de janeiro e fevereiro de 2008, com números em sua avaliação extremamente positivos, na relação com os resultados do primeiro bimestre do ano anterior (2007).
Segundo os números da secretária Márcia, que já estão disponibilizados no relatório bimestral do Tribunal de Contas, o incremento da receita municipal como um todo, analisando a variação anual entre 2007/2008 foi de 38,25%, superando todas as projeções otimistas com relação ao comportamento da arrecadação municipal.
A receita de IPTU individualizada, tomando por base o bimestre 2008, em relação a 2007, teve um incremento de 21%, número este que, em se tratando de IPTU de município litorâneo, é muito significativo, segundo o prefeito Fonseca.
Com relação à cobranca de alvarás municipais (eventuais e fixos) o município e o setor de fiscalização dobrou a sua arrecadação (105% de aumento), mostrando todo o trabalho sério e dedicado das equipes de fiscalização volante no período de temporada e que possibiltaram uma arrecadação nunca vista na realidade de nossa cidade, afirma a Secretária Márcia.
Com relação a valores de repasses federais do FPM (fundo de Participação dos Municípios) Balneário Pinhal teve um incremento de receita na ordem de 79% (mudança na faixa de FPM em virtude do crescimento populacional no censo de 2007, fator este que foi de importância vital para as finanças municipais.
No tocante às verbas da educação, através dos repasses federais do Fundeb, o município de Balneário Pinhal teve um incremento na ordem de 64% nos valores efetivos para aplicação em pessoal e obras na educação, devendo ainda no ano de 2009 estes recursos crescerem ainda mais, aliados ao número expressivo de alunos que temos na rede municipal de ensino, afirma Fonseca.